Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Caco Ciocler sobre afastamento da vida de artista: 'Cansado das armadilhas do ego'

Em entrevista à CARAS Brasil, Caco Ciocler explica decisão de ingressar em uma nova faculdade após anos de carreira como ator

6 dez 2024 - 14h26
(atualizado às 15h14)
Compartilhar
Exibir comentários
O ator e biólogo Caco Ciocler
O ator e biólogo Caco Ciocler
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

Caco Ciocler acrescenta mais uma formação ao currículo: além de ator, agora também biólogo. O intérprete se formou em Biologia no final desse ano com uma nota 10 em seu trabalho de conclusão de curso. Em entrevista à CARAS Brasil, ele fala sobre afastamento da vida de artista: "Cansado das armadilhas do ego", declara.

"Estava com vontade de voltar a estudar a existência de uma maneira mais concreta, mais palpável", explica Caco Ciocler. "Estava um pouco cansado das armadilhas do ego, de alguns processos egoicos, em relação a questões e sofrimentos intangíveis que acompanham minha profissão."

O artista conta que se surpreendeu quando percebeu, em meio aos estudos, estar sendo jogado de volta ao "assombro da existência" e, consequentemente, para sua profissão. "Sem dúvida, me tornei um ser humano, artista, ator e diretor melhor, depois da biologia. Porque ela me devolveu isso."

Ciocler diz que, antes de fazer a novela O Rei do Gado (1996, Globo) estudava Engenharia, mas precisou interromper a faculdade devido aos trabalhos. Agora, ele teve a oportunidade de estudar a Biologia, algo que sempre o fascinou, e se encantar pela microbiologia e pela existência humana.

"É tanta inteligência no nosso corpo e a nossa existência é tão sagrada, que você fica com uma outra dimensão da existência e do quanto é raro a possibilidade de estar vivo", completa. "A Biologia sempre foi uma coisa que me fascinou."

Ele aproveita para agradecer aos integrantes do Laboratório de linfócito do instituto de Biofísica da UFRJ, a parceira com o laboratório de microbiologia do mesmo instituto, sob coordenação do prof Leonardo Nimrichter, em que ele desenvolve uma pesquisa, e ao seu supervisor, André Valle. O artista também lamenta a precarização do ensino público e das pesquisas no Brasil. 

"É impressionante o que se faz no Brasil, o tanto de gente boa trabalhando com pesquisa. E ao mesmo tempo, é uma precarização muito triste. É uma tristeza porque são pessoas geniais que fazem milagres, apesar dessa precarização. Imagino se tivessem as condições mínimas de trabalho, onde a gente não chegaria. Queria fazer essa homenagem a eles, que me ensinaram tudo."

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE CACO CIOCLER EM SEU PERFIL DO INSTAGRAM:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Caco Ciocler (@cacociocler)

LEIA NA ÍNTEGRA NA CARAS BRASIL

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade