As últimas fotos de Preta Gil com o filho e a neta
A cantora morreu aos 50 anos no último domingo, 20
Francisco Gil, o filho de Preta Gil, se manifestou sobre a morte da mãe com um longo texto publicado na última terça-feira, 22. O cantor descreveu como foi se despedir da cantora – morta aos 50 anos no último domingo, 20, por complicações de câncer – e também compartilhou as últimas fotos que ele e a filha, Sol de Maria, de 9, anos, tiraram com a artista.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na última foto que tirou com a mãe, Francisco aparece tocando violão ao lado da cama onde Preta Gil estava deitada. A cantora passou os últimos dias de vida em Nova York, nos Estados Unidos, onde fazia um tratamento de câncer experimental.
Francisco também mostrou a última foto que tirou da filha, Sol de Maria, com a avó. No clique, a menina está sentada na cama com a cantora e segura a mão dela.
Além desses cliques, o integrante da banda Gilsons também mostrou alguns registros dos últimos dias de vida da mãe com amigas, como Ju de Paulla, Malu Barbosa, Carolina Dieckmann, Roberta Saretta e com a madrasta, Flora Gil, esposa de Gilberto Gil.
Veja abaixo todas as fotos que Francisco compartilhou:
No texto, o cantor comentou o quanto a mãe amou as outras pessoas e formou uma rede de apoio formada por amigos e familiares que esteve com ela em todos os momentos difíceis do tratamento de câncer.
Francisco também admitiu que sentia medo ao ver a doença avançando e contou que fez questão de se despedir da mãe, mesmo que ela quisesse preservá-lo do sofrimento.
Leia abaixo o desabafo de Francisco Gil na íntegra:
Na nossa última noite juntos, você dormia e eu acompanhava cada respiração sua. Você segurava minha mão com força, e eu sem entender de onde você tava tirando aquela força. Já faz muito tempo que venho tentando entender de onde vem essa sua força toda e, agora, entendo. O motor da sua vida sempre foi amar e amar sempre foi o seu maior dom. O amor sempre foi ação para você, nunca se estagnou. Você foi implacável amando. Sua força vinha da vontade de viver, de ver a sua neta Sol de Maria crescer e vinha da gente que estava lutando junto com você. De um país inteiro, que torceu e, assim, lutou junto também. Esse amor também chegou para todos nós. A rede de apoio mais linda que você construiu.
A sua compulsão era a generosidade. Ter o seu amor foi um impacto grande para qualquer um, e eu nunca me incomodei de dividir ele com ninguém, porque foi você quem me ensinou que o amor não se limita. E você amou tanto, tanto. Você foi — e será sempre — tão amada, mãe. Que privilégio ter vindo para esse mundo de dentro de você, minha melhor amiga.
Eu tava com muito medo, mas determinado a encarar tudo com você. E a gente encarou, mesmo com você tentando me poupar, eu me despedi de você e tentei fazer com que você não percebesse. Claro que você percebeu. E claro que esperou que eu fizesse isso para poder partir. Você sorriu, e eu nunca vou esquecer desse sorriso. Seu olhar tinha muito mistério, mas entendi. A gente sempre se entende, assim como nesse exato instante. No seu adeus, tinha também um até logo. Presença absoluta que agora só muda de perspectiva.
Seu olhar também tinha a curiosidade de sempre e muita coragem para encarar o que estivesse por vir. E foi assim que você deu seu jeito de me proteger e me deixar seguro de que — como sempre — você sabia bem o que tava fazendo. O seu tempo foi esse e foi intenso. Como disse seu pai para mim depois de você partir: 'Que agora venham os 50 bilhões de anos'
Estenda-se infinito, mãezinha. A gente que é de axé sabe que a morte não é um fim.
Morte de Preta Gil
A cantora Preta Gil morreu, no último domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos. A artista estava em tratamento de câncer de intestino desde janeiro de 2023. A informação da morte foi confirmada ao Terra pela equipe da artista.
Preta passou mal a caminho do aeroporto. Ela iria voltar ao Brasil, uma ambulância foi chamada, mas ela morreu a caminho do hospital.
Em maio, Preta viajou para os Estados Unidos, onde deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. Apesar das idas e vindas ao hospital, a cantora sempre se mostrou otimista. “Vou voltar curada, se Deus quiser”, disse, antes de deixar o País.
O velório da cantora acontece na próxima sexta-feira, 25, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e será aberto ao público das 9h às 13h.
