A impressionante mansão onde George Clooney mantém a família longe da curiosidade pública
Ganhador do Oscar aproveita indiferença dos franceses por celebridades para reconquistar a paz que perdeu em Hollywood
Muitos atores buscam desesperadamente o sucesso midiático. Depois, ao conquistá-lo, reclamam da perda de privacidade e tentam se isolar do mundo.
É o caso de George Clooney. O ator e diretor se mudou dos Estados Unidos para que a mulher, a advogada Amal Alamuddin, e os filhos pequenos vivessem longe dos paparazzi de Hollywood.
A família mora em uma propriedade vinícola na Provença, 815 km ao sul de Paris, chamada Domaine de Canadel. Em 2021, custou 8,3 milhões de dólares, cerca de R$ 45 milhões.
“É onde somos mais felizes”, disse o galã à RFT.
Refúgio de cinema
A propriedade tem 172 hectares, área equivalente a 240 campos de futebol. Com 900 metros quadrados, a casa principal, construída no século 18, possui dezenas de cômodos distribuídos em três andares.
Para o lazer, há piscina, quadro de tênis com piso de grama, lago, oliveiras, parreiras de uvas e uma floresta de pinheiros. Os jardins já apareceram em livros sobre paisagismo.
Indiferença francesa
Ao contrário do que ocorre em países, como o Brasil, onde a vida privada das celebridades é tratada como espetáculo permanente, a França mantém uma relação historicamente distante da intimidade dos famosos. A curiosidade existe, claro, mas raramente se transforma em obsessão coletiva.
Esse desinteresse não é casual. Está ligado a uma tradição cultural que valoriza a separação entre o espaço público e a esfera privada, princípio protegido pela legislação francesa.
A vida íntima dos artistas, salvo quando interfere diretamente no debate nacional, é vista como assunto pessoal, não como extensão de sua obra e passível de invasão da imprensa.
Há, ainda, o elemento cultural: o francês médio enxerga o culto à intimidade alheia, principalmente de figuras midiáticas estrangeiras, como pobreza intelectual.
George Clooney, que recebeu a cidadania francesa, assim como a mulher e os filhos, escolheu o lugar certo para passar quase despercebido. Quase.