0

10 biografias imperdíveis que todo geek precisa ler em 2019

Livros de biografia contam detalhes da intimidade de personalidades e sempre rendem boas histórias. Confira nossa lista.

11 fev 2019
10h14
atualizado às 10h17
  • separator
  • comentários

Livros de biografia já contaram histórias de músicos, cientistas, políticos e personalidades em geral mundo afora. Essas obras vão a fundo na vida do biografado, revelando, assim, detalhes da intimidade dessas celebridades, tornando-as mais humanas aos olhos dos fãs e admiradores.

Nesse artigo, preparamos uma lista especial com 10 livros de biografia e autobiografia que vão estar em alta em 2019. Assim, a seleção tem para todos os gostos, desde cantores e cientistas até líderes políticos. Portanto, prepare-se para conhecer melhor um pouco mais dessas celebridades que prometem emocionar os leitores com suas histórias de vida.

Foto: Reprodução

1. Freddie Mercury: A Biografia Definitiva (Lesley-Ann Jones)
Desde o lançamento do filme Bohemian Rhapsody (2018) que conta a história do cantor e compositor Freddie Mercury, o ex-integrante da lendária banda de rock Queen vem ganhando destaque e novos admiradores interessados em detalhes de sua vida pessoal e profissional. Assim, se você viu o filme e ficou com gostinho de “quero mais”, o livro Freddie Mercury: A Biografia Definitiva é um prato cheio para entrar mais a fundo na trajetória dessa grande lenda da música.

A obra de Lesley-Ann consegue captar a atenção do leitor logo no primeiro capítulo, dedicado à descrição detalhada da organização do Live Aid, o gigantesco show para combater a fome na África que ocorreu em 1985. Seja você um antigo fã de Freddie ou alguém que quer conhecer mais sobre o ex-vocalista do Queen, essa biografia definitivamente precisa estar na sua estante o quanto antes.

Foto: Reprodução

2. Minha Breve História (Stephen Hawking)
Motivos para ler a autobiografia de Stephen Hawking não faltam. Afinal, o cientista revolucionou a física com seus estudos sobre o espaço-tempo e sua vida pessoal conturbada por doenças e conquistas inspira até hoje muitos fãs do pesquisador. Com a morte de Hawking, aos 76 anos de idade, seu nome voltou a ser muito comentado. Para quem quer descobrir todos os altos e baixos da vida do cientista, o livro Minha Breve História traz inúmeros relatos tanto de suas descobertas científicas quanto da sua vida pessoal.

O livro já foi adaptado para o cinema e o filme A Teoria de Tudo (2014) venceu o Oscar de Melhor Ator com Eddie Redmayne interpretando brilhantemente o papel do físico. Além disso, você não precisa ser cientista nem entender assuntos de física para se encantar com a história desse que foi um dos maiores gênios dos últimos tempos, já que a linguagem do livro é sempre acessível.

Foto: Reprodução

3. Longa Caminhada Até a Liberdade (Nelson Mandela)
"O que realmente conta na vida não é apenas o fato de termos vivido; é a diferença que fizemos nas vidas dos outros que determina importância da nossa própria vida". Frases como essa ilustram a emocionante autobiografia de Nelson Mandela. O ex-presidente da África do Sul ficou conhecido por sua luta pelo fim do apartheid, regime de segregação racial onde os negros sul-africanos tiveram seus direitos cortados.

Em uma época em que tanto se fala de direitos iguais e combate ao preconceito, Longa Caminhada Até a Liberdade é a obra ideal para inspirar corações e mentes a trilhar o caminho da justiça, assim como o líder africano fez décadas atrás. Além disso, o livro mergulha em aspectos interessantes como a infância de Mandela em uma comunidade tribal sul-africana e o desenvolvimento de sua consciência política.

Foto: Reprodução

4. Steve Jobs - A Biografia (Walter Isaacson)
Se você está planejando comprar o novo iPhone XS ou XR, saiba que esse aparelho foi idealizado por Steven Paul Jobs em 2007 e anos depois se consolidou como uma das séries de smartphones de maior sucesso de todos os tempos. Portanto, se você ama tecnologia, precisa conhecer as histórias por trás de um dos maiores gênios da informática de todos os tempos.

Em Steve Jobs - A Biografia, Walter Isaacson entrevistou amigos, familiares, desafetos e o próprio Steve para contar todos os ângulos de uma vida repleta de paixões e desafios que deram forma a esse importante ícone que nos deixou precocemente em 2011, aos 56 anos de idade.

Foto: Reprodução

5. Frida - A Biografia (Hayden Herrera)
Símbolo da luta pelos direitos da mulher, a vida da pintora mexicana Frida Kahlo se tornou alvo de grande interesse não só entre o público feminino, mas também entre os admiradores de sua trajetória. Em Frida - A Biografia, da jornalista Hayden Herrera, vemos a infância de Frida, marcada pela doença e pelo isolamento. Mas, também, vemos como a arte foi importante em sua vida, seja como válvula de escape, seja como instrumento de autoafirmação.

Em uma sociedade em que as mulheres buscam cada vez mais serem ouvidas, ler sobre a vida e obra de Frida Kahlo é dever de casa para todos e todas que desejam saber mais sobre esse importante ícone social e sua contribuição para os dias de hoje.

Foto: Reprodução

6. Vira-Lata de Raça: Memórias (Ney Matogrosso)
Considerado pela revista Rolling Stone como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos, faltava a Ney Matogrosso uma autobiografia que contasse detalhes das histórias do cantor e compositor. Pois Vira-Lata de Raça: Memórias, lançado em 2018, veio para preencher esse buraco, contando diversas histórias do músico, como sua entrada no famoso conjunto Secos & Molhados, em 1971.

Além disso, a temática da autobiografia varia: sexo, drogas, atitude e até seu breve e intenso relacionamento com Cazuza, que durou três intensos meses. Se você ama MPB, não pode deixar de ler os relatos de vida desse importante artista que marcou época com sucessos como Sangue Latino, Homem com H e Rosa de Hiroshima.

Foto: Reprodução

7. Hippie (Paulo Coelho)
Em meio a notícia de que uma TV americana vai transformar três obras de Paulo Coelho em série, o nome do mais importante escritor brasileiro contemporâneo voltou aos holofotes. Além disso, se ainda não bastasse essa novidade, o mago lançou o seu 20º livro, intitulado Hippie, que é um romance autobiográfico.

Dessa forma, Paulo usa a terceira pessoa para contar histórias de sua vida, passando por lugares importantes e pessoas marcantes que foram fundamentais na sua vida. Hippie foi feito tanto para quem já gosta de Paulo e quer conhecer mais sobre sua história de um jeito diferente, quanto para quem deseja apreciar um bom romance desse que é o autor mais traduzido do mundo.

Foto: Reprodução

8. Eu Sou Ozzy (Ozzy Osbourne)
Em ano de Rock in Rio, que tal conhecer as bizarras e intensas histórias de um dos maiores rockstars de todos os tempos? Afinal, Ozzy Osbourne rompeu a barreira da música e fez sucesso até na TV com o seriado The Osbournes, veiculado na MTV.

O leitor vai se surpreender com os detalhes do famoso episódio em que Ozzy “comeu” um morcego em pleno palco, e também vai sofrer junto com o ex-Black Sabbath no emocionante relato sobre a morte de seu amigo e companheiro de banda Randy Rhoads.

Foto: Reprodução

9. Minha História (Michelle Obama)
Best-seller instantâneo com mais de dois milhões de cópias vendidas apenas nos EUA e Canadá, Minha História conta a trajetória de Michelle Obama, a ex-primeira dama dos EUA que ganhou a atenção do mundo pela sua forte atuação política. Nas 400 páginas do livro, a mulher de Barack Obama relata a dificuldade de ter sido uma negra na Universidade e conta como foi o começo do namoro com aquele que seria o futuro presidente da nação mais poderosa do planeta.

Além disso, a passagem em que Michelle conta como tudo aconteceu na noite em que Obama foi eleito pela primeira vez é imperdível! A leitura de Minha História é obrigatória para quem quer ficar por dentro de uma das trajetórias de vida mais significativas da história recente dos EUA.

Foto: Reprodução

10. Rita Lee: Uma Autobiografia (Rita Lee)
Carregando a responsabilidade de ser a mais importante figura feminina do rock nacional de todos os tempos, Rita Lee Jones resolveu colocar no papel os tropeços e acertos de sua vida pra lá de rock’n’roll. Desde momentos fortes como o abuso sexual na infância, até o episódio em que foi expulsa dos Mutantes, Rita busca ser sincera e conta para o leitor realmente como se sentiu em cada momento. Repleto de ironia e autocríticas, a autobiografia de Rita é um verdadeiro documento vivo da história da MPB.

Se você já dançou no embalo de Lança-Perfume ou Mania de Você, com certeza vai se deliciar com os causos de uma cantora que marcou toda uma geração e continua extremamente relevante para a música brasileira.

Foto: Reprodução

Dica bônus: O Diário de Anne Frank (Anne Frank)
Uma das mais famosas autobiografias de todos os tempos não podia ficar de fora da nossa lista. Ambientado na época do holocausto, o livro conta os momentos vivenciados por um grupo de judeus confinados num esconderijo durante a ocupação nazista na Holanda. O relato da menina Anne Frank ganhou o mundo, sendo adaptado para diversas peças de teatro e filmes ao longo dos anos.

Dessa forma, a importância histórica dos escritos de Anne é enorme. E para quem quer começar a se aventurar no mundo das biografias, nada melhor do que entrar de cabeça nessa emocionante história que já foi publicada em mais de 40 países.

 

Geek

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade