PUBLICIDADE

4 bons motivos para todo mundo assistir a série 'This is Us'

14 mar 2019 08h15
ver comentários
Publicidade

This is Us é um premiado seriado da NBC (já são 26 prêmios em três temporadas) que conta a história de uma família chamada Pearson.

Mas não é só isso. A série traz uma narrativa dinâmica focada em pessoas que nasceram no mesmo dia. O pai, Jack Pearson, e seus três filhos: Kevin, Kate e Randall.

Basicamente, cada capítulo traz informações importantes sobre a vida de cada um deles e das pessoas que interagem durante uma vida toda. Em forma de passado/presente/futuro, cada vez mais a produção de aprofunda nos personagens e aproxima eles da realidade.

E é isso que torna a série tão importante, tão interessante, e principalmente necessária para os dias em que vivemos.

Foto: NBC / Reprodução

Abaixo a gente lista alguns motivos do porque esta série é tão crucial.

1 – Eles são como eu, como você

A família a qual tem foco no seriado são de pessoas comuns. Como eu, como você. Gente que passou por alegrias, felicidades, tristezas, pesares, que atravessaram fases boas e difíceis, e que lutam para ter uma vida completa e digna.

São diversos os assuntos abordados no seriado. Desde o problema em superar adversidades, até a ansiedade, depressão, stress, trabalho, filhos, família… ou seja, tudo o que envolve o desenvolvimento da vida em si. De criança até adulto.

O interessante aqui é que ninguém é mostrado como um ser perfeito. No início, você pode até achar que existam “heróis” ou personagens extremamente fortes e inabaláveis. Mas ao conhece-los a fundo, notamos que eles são exatamente como todos nós: todos temos nossas fraquezas, nossas tristezas, nossas preocupações.

2 – Há inúmeras mensagens importantes sobre respeito, amor, empatia

This is Us é uma verdadeira aula sobre como ser uma pessoa boa. Seja com você mesmo, seja com quem está a sua volta.

São inúmeros ensinamentos importantíssimos sobre como respeitar o próximo, as escolhas de cada um, os sentimentos, emoções e especialmente o “quadrado” do outro.

Nos ensina sobre o que é o verdadeiro e genuíno amor. Ou como a empatia pode ser um instrumento poderoso para nos tornar pessoas melhores, mais fortes, mais sensíveis e prontas para enfrentar um mundo nada amigável.

Há muitas mensagens sobre racismo, xenofobia, homofobia, e tudo o que gira em torno de uma vida que pode ser avassalada por sentimentos de raiva, intolerância, destruição e que devastam qualquer existência humana.

Funciona muito bem como um bom tapa na cara para quem vive sob esses pretextos – e dedicam as suas vidas para a miséria do próximo.

This is Us, basicamente, nos ensina como sermos humanos.

3 – Nos ensina que há muitos problemas os quais podem ser resolvidos na base da conversa

Os Pearson, e todos que estão em volta deles, sofrem de problemas mundanos. Insegurança, ansiedade, stress, luto, pressão, e todo o pacote “humano” que todo adulto que se preze já passou ou viu alguém passar.

E o interessante da série é que esses problemas são apresentados com consciência, e principalmente com empatia e respeito. A mensagem aqui é que tudo pode ser resolvido e melhorado na base do diálogo. Resumindo: por mais ferrado que você esteja, sempre é possível buscar uma solução de forma ponderada, consciente, e que pode acalentar o seu coração.

Não se desespere. Respire.

4 – Traz dinâmica em uma rica narrativa

Este seriado conta com uma dinâmica extremamente fluida e que prende do começo ao final. Os personagens vão se desenvolvendo aos poucos, e sem a gente perceber, já nos sentimos parte da família.

Ao retratar o que aconteceu com cada um deles desde criança até a vida adulta, entendemos a profundidade de seus problemas, e porque cada um age de um jeito.

Há explicação para a insegurança de Kevin, mesmo ele sendo um ator conhecido no mundo inteiro. Há explicação para a compulsão por comida da Kate e a sua obesidade. É explicado porque Randall é tão metódico, tão perfeccionista. E assim por diante. Cada elemento do seriado tem uma explicação. E isso torna a narrativa extremamente bem escrita e cativante.

Isso inclusive dá uma sensação de proximidade com os personagens. E como muitos caminhos são traçados, muitos problemas são explicados ou apenas indicados, facilmente podemos nos ver dentro daqueles personagens.

Cada um deles tem um pouquinho de nós. É isso que torna This is Us tão fascinante.

Onde assistir?

  • Fox Life foi a responsável pela transmissão do seriado no Brasil, e estreou a primeira temporada em agosto de 2017.
  • No Amazon Prime (o Netflix da Amazon), há disponibilidade da primeira temporada para quem é assinante. O serviço cobra R$ 7,90/mês para os primeiros seis meses da assinatura, e depois passa a cobrar R$ 14,90 mensais.

(*) Flávio Croffi é editor do site Geekness

Geek
Publicidade
Publicidade