Novo 'Missão: Impossível' tem ação no topo do maior edifício do mundo
- Diego Marcel Vieira
- Direto do Rio de Janeiro
Estreia no Brasil no dia 21 de dezembro o quarto filme da série Missão: Impossível. Protocolo Fantasma traz o agente Ethan Hunt, interpretado pelo astro Tom Cruise, em uma missão diferente: provar que ele e sua agência não são culpados por um ataque a Rússia. Fugindo de seu próprio governo e também de agentes russos, Hunt enfrenta pela primeira vez a escassez de recursos e equipamentos. Em uma das principais cenas do longa, ele fica pendurado do lado de fora do Burj Kalifha, maior edifício do mundo. Tudo por causa da falha de um de seus aparelhos.
A cena do prédio, que fica em Dubai, nos Emirados Árabes, foi gravada pelo próprio Tom Cruise. O ator dispensou o uso de dublês para ficar pendurado no edifício de 828 metros de altura. Brad Bird dirigiu a cena e disse que ficou com medo de perder o protagonista. "Geralmente esses momentos acontecem quando você terminou o trabalho naquele dia. Eu estava sozinho no meu apartamento, quase dormindo e acordei assustado com nossa estrela balançando. Mas ainda bem que deu tudo certo", disse.
Missão: Impossível - Protocolo Fantasma foi o primeiro grande trabalho de Bird com "liveaction". Suas experiências anteriores mais marcantes foram nas animações Os Incríveis, Ratatouille e O Gigante de Ferro. "Na animação, você deve saber exatamente o que quer. Não pode filmar a cena várias vezes e escolher uma. Você tem que saber como será o ângulo, como será a animação e a forma que será feita. No 'liveaction' você pode filmar conteúdo extra para te ajudar, na animação você não tem isso", afirmou.
Para tudo dar certo, Bird contou com a ajuda de Tom Cruise. Além de ator principal, ele é produtor do filme, ao lado de J.J Abrams e Bryan Burk. "Eu sempre fui um fã e agora tive a chance de trabalhar com ele. Foi maravilhoso. Ele traz muito conhecimento, pois trabalhou com diretores como Steven Spielberg, Martin Scorsese, Stanley Kubrick, Michael Mann, Cameron Crow, Paul Thomas Anderson. Quando você trabalha com ele, você trabalha com todo esse conhecimento. Ele vem preparado e espera que todos tenham feito a lição de casa. Mas é assim que eu gosto de chegar em um set também. E nós nos demos muito bem."
Ainda no enredo do filme, Ethan Hunt teve que liderar um grupo de agentes que não conhece. Entre eles, estava Jane Carter, interpretada por Paula Patton. A atriz teve que fazer muitas cenas de ação no longa-metragem. "A preparação física para este filme não foi fácil. Eu fazia 2h30 de treino de artes marciais, de estilos diferentes. Capoeira, Boxe, kickboxing. Mais 1h30 de treino com armas. Mas isso tudo foi necessário. Foi bom saber que eu podia fazer o que era preciso para me sentir realmente como Jane Carter. Ou seja, a parte física ajudou a psicológica".
Foi o primeiro trabalho da atriz ao lado de Tom Cruise. "Foi uma grande oportunidade trabalhar com um homem que é tão bom como ele. Um ator incrível e um ser humano maravilhoso, com um grande coração. E é muito inspirador ver o esforço que é preciso para se tornar uma das maiores estrelas do mundo. Ele foi muito generoso e deixou que Saimon, Jeremy e eu brilhássemos no filme também . E por isso eu sou muito grata a ele", disse.
O novo time de Hunt ainda conta com Brandt e Benji, interpretados por Jeremy Renner e Simon Pegg. Pegg é o responsável pelas linhas de comédia do longa. O personagem quebra as cenas de tensão e ação com piadas que surpreendem os expectadores.
"Simon Pegg é muito inventivo. Ele está sempre dizendo coisas engraçadas. Ele tem outras sacadas, além das que estão no roteiro. Elas aparecem e você quer as colocar no filme. Mas um problema é que ele é muito bom com comédia e as pessoas não veem como ele pode ser bom em papéis sóbrios. Ele tem que fazer algumas cenas sérias também. Ele pode fazer uma cena várias vezes e fazer parecer com que tenha sido feita pela primeira vez, isso requer muita habilidade. Ele é fantástico com humor e um ator muito bom", disse Brad Bird.