'O Agente Secreto' ou 'Manas': qual é seu preferido pra representar o Brasil no Oscar? Vote agora
Filmes estão na final da disputa como indicados para a premiação do audiovisual; veja trailers e vote no seu favorito
A escolha para o representante do Brasil no Oscar de 2026 gerou uma disputa entre o longa de Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto, e Manas, de Mariana Brennand.
Os filmes foram anunciados no dia 8 como finalistas da disputa, em que também concorriam O Último Azul, de Gabriel Mascaro; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Oeste Outra Vez, de Erico Rassi; e Baby, de Marcelo Caetano. A decisão final ocorre na votação desta segunda-feira, 15, às 12h.
O Agente Secreto, que estrela com Wagner Moura, vem gabaritando outras premiações do audiovisual. Após sua estreia em Cannes, em maio, saiu não só elogiado como com dois dos principais prêmios do evento: o de melhor ator, para Wagner Moura, e o de diretor, para Mendonça Filho.
Manas também não passou despercebido: ele acumula mais de 20 prêmios, incluindo o GDA Director's Award, um dos principais troféus do Festival de Veneza. O longa conta com Dira Paes no elenco e retrata a violência na Amazônia.
Veja trailer e sinopse dos filmes
Na trama de O Agente Secreto, ambientada durante a ditadura militar brasileira, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Ele, no entanto, logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
- Onde assistir: Estreia nos cinemas no dia 6 de novembro
Confira o trailer do longa a seguir:
Já Manas, da diretora Mariana Brennand, narra a história de Marcielle/Tielle (Jamilli Correa), uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA) junto ao pai, Marcílio (Rômulo Braga), à mãe, Danielle (Fátima Macedo), e a três irmãos. Ela cultua a imagem de Claudinha, sua irmã mais velha, que teria partido para bem longe após "arrumar um homem bom" nas balsas que passam pela região. Conforme amadurece, Tielle vê ruírem muitas das suas idealizações e se percebe presa entre dois ambientes abusivos.
- Onde assistir: Telecine
Confira o trailer abaixo:
Vote na enquete
*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais