Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Melhor atriz com cigarro': quem é Tânia Maria, que conquistou o público em O Agente Secreto

Atriz é uma das estrelas do filme de Kleber Mendonça Filho e foi destaque em publicação do New York Times

8 jan 2026 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Tânia Maria em 'O Agente Secreto'
Tânia Maria em 'O Agente Secreto'
Foto: Reprodução

O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, tem feito sucesso no Brasil e no exterior. Com duas indicações ao Globo de Ouro e a possibilidade de concorrer ao Oscar, o longa-metragem tem entre os destaques a atuação de Wagner Moura e também de Tânia Maria, que teve o talento para a atuação descoberto somente após os 70 anos.

No longa, Tânia Maria interpreta Dona Sebastiana, responsável por cuidar de um prédio no Recife, para onde o protagonista Marcelo (Wagner Moura) se muda.

O desempenho da artista de 78 anos conquistou o público e também chamou a atenção da crítica internacional. Importantes veículos que cobrem cinema, como o jornal The New York Times e a revista The Hollywood Reporter, elogiaram o talento de Tânia, consideraram a atuação dela como uma das melhores de 2025 e a colocaram na briga pela estatueta de melhor atriz coadjuvante.

Na publicação, intitulada The Best, Craziest, Scuzziest Film Performances of 2025 (as melhores, mais loucas e mais bizarras performances cinematográficas de 2025, na tradução), do NYT, a brasileira conquistou o título de “melhor atuação com cigarro”.

“O único cigarro que a vemos fumar é durante a cena inicial. Mas ela anuncia que tem fumado há 60 dos seus 77 anos”, escreve o crítico Wesley Morris. “Que poderosa metáfora para sua trajetória pelo mundo. Maria praticamente não tem créditos em filmes, mas tem tudo o que se espera de uma pessoa diante das câmeras: toda a vida que ela já viveu.”

A naturalidade vem de uma vida de mais de 60 anos como fumante, mas foi justamente o sucesso do filme que a fez largar o tabagismo. Ela decidiu parar de fumar depois que perdeu oportunidades internacionais para divulgar O Agente Secreto, pois não aguentaria passar horas em um avião sem acender um cigarro. Com o hábito de fumar três maços por dia deixado para trás, ela deseja viajar para os Estados Unidos e participar da cerimônia do Oscar caso o filme seja indicado

Elogiada dentro e fora do País, Tânia Maria nunca pensou em ser atriz. Ela passou boa parte da vida trabalhando como artesã e costureira na comunidade Santo Antônio da Cobra, no interior do Rio Grande do Norte. Ela só assistiu ao primeiro filme no cinema aos 72 anos e, durante muitos anos, não tinha energia elétrica ou televisão em casa para acompanhar novelas e outros programas.

Ela foi descoberta como atriz durante as gravações do filme Bacurau, também de Kleber Mendonça Filho, rodado na comunidade onde ela vivia. "Ela é tão incrível que eu e Juliano Dornelles, a gente decidiu dar uma fala para ela em Bacurau, que todo mundo lembra até hoje. 'Que roupa é essa menina?'. Aí, não consegui não escrever o personagem de Dona Sebastiana para ela. Só pensava nela. Então, Sebastiana já foi escrita como personagem para Tânia. Sem eu saber se ela conseguiria fazer, porque ela, tecnicamente, não é uma atriz profissional, mas ela é uma grande atriz", disse Kleber em entrevista ao Sem Censura, da TV Brasil.

Tânia Maria vive com a filha, o genro e a neta atualmente, mas sofreu muito preconceito por ter sido mãe solteira em 1975. Ela contou que trabalhava como orientadora de saúde em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) quando engravidou e que fizeram um abaixo-assinado para que ela deixasse o posto, mas ela decidiu de se demitir por conta própria. "Fui muito discriminada. O povo não queria saber de mãe solteira, era mulher sem futuro, né? Mas eu queria ser mãe - disse a BBC", contou à BBC.

Após isso, disse que costurou dia e noite para se sustentar, até que veio a oportunidade inesperada de se tornar atriz. De Bacurau para cá, ela esteve em outros cinco projetos: no filme Seu Cavalcanti (2024), em O Agente Secreto (2025), na série O Delegado (com estreia para 2026) e nos filmes Yellow Cake Almeidinha, ainda sem data de estreia.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade