PUBLICIDADE

'Godzilla e Kong: O Novo Império' estreia nos cinemas; relembre os últimos filmes e onde assistir

Quinto longa do 'monsterverse' coloca os ex-inimigos para lutar lado a lado contra força maior; veja um resumo da franquia até aqui

28 mar 2024 - 20h10
(atualizado às 20h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Godzilla e Kong: O Novo Império chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 28 de março. O quinto filme do chamado MonsterVerse (universo compartilhado dos titãs gigantes, produzido pela Legendary Pictures e a Warner Bros.) dá continuidade aos eventos de Godzilla vs. Kong, de 2021.

'Godzilla e Kong: O Novo Império': Inimigos lutam lado a lado contra nova ameaça.
'Godzilla e Kong: O Novo Império': Inimigos lutam lado a lado contra nova ameaça.
Foto: Divulgação/Warner Bros. Entertainment / Estadão

Quinze anos depois, Joe Brody (Bryan Cranston), engenheiro cuja esposa morrera naquela tragédia, tenta a todo custo desvendar a verdade por trás do que as autoridades rotulam como "desastre natural". Na investigação, ele conta com a ajuda de seu filho, Ford (Aaron Taylor-Johnson), um oficial da Marinha americana.

São apresentados os M.U.T.O. (Organismo Massivo Terrestre Não-Identificado), monstros que estão submergindo para a Terra. O próprio Godzilla tem a função de detê-los, em nome do equilíbrio do planeta, mas é visto como ameaça à humanidade, e passa a ser atacado. O longa também introduz o Projeto Monarch, uma organização secreta criada para estudar (e controlar) os titãs.

Os eventos do filme culminam em uma batalha massiva e arrasadora em São Francisco, nos Estados Unidos, quando Godzilla derrota os MUTOs e sobrevive aos ataques da Monarch, retornando às profundezas do mar. ( para ler detalhes sobre a produção do filme).

Kong: Ilha da Caveira (2017)

O segundo filme da franquia é cronologicamente situado antes de Godzilla (2014), sendo ambientado em 1973, durante a Guerra do Vietnã. Bill Randa (John Goodman) convence o governo americano a bancar uma expedição da Monarch a uma ilha perdida, onde ele acredita que encontrará monstros.

Sua equipe reúne militares, encabeçados pelo coronel Preston Packard (Samuel L. Jackson), o rastreador James Conrad (Tom Hiddleston) e a fotógrafa Mason Weaver (Brie Larson). Quando os helicópteros que os levam até a ilha são atacados, parte da equipe decide caçar Kong por vingança.

Ao longo da aventura letal, a turma acaba descobrindo mais sobre a história dos titãs, e que Kong, muito longe de um ser maléfico, é protetor dos habitantes da ilha, derrotando principalmente os terríveis reptilianos chamados Skullcrawlers.

Na cena pós-créditos, a Monarch revela para Weaver e Conrad que outras criaturas como Kong ainda vivem no mundo, apresentando provas da existência de Godzilla, Mothra, Rodan e Ghidorah.

Mais tarde, uma batalha entre Gozilla e Kong acontece em Hong Kong, e o rei dos monstros sai vitorioso. Entretanto, a Apex Cybernetics guardava em segredo uma máquina gigantesca conhecida como Mechagodzilla, controlada por humanos através da mente e cuja fonte de poder é um dos esqueletos do King Ghidorah.

A engenhoca acaba possuída pela consciência do titã, mata seus controladores e vai atrás de Godzilla. Kong então entra na briga como seu aliado e, juntos, eles destroem o monstro artificial. O filme termina mostrando que a Monarch construiu um ponto de observação na Terra Oca, onde agora Kong reina. (Leia uma crítica do filme).

Onde assistir?

Os quatro filmes estão disponíveis para streaming na Max, e para aluguel ou compra em plataformas como Google Play, Amazon, Apple iTunes e Microsoft Store.

Bônus: Monarch - Legado de Monstros

Lançada pelo Apple TV+ em 2023, a série Monarch - Legado de Monstros, também parte do MonsterVerse, explora detalhes da história entre humanos e titãs que ainda não foram explicados com profundidade nos cinemas pelos filmes da franquia, expandindo seu universo. A produção mostra, dentre outras coisas, como a existência dos titãs foi descoberta nos anos 1950 e as origens da organização secreta Monarch. Os dez episódios estão disponíveis na plataforma de streaming. Uma segunda temporada já foi especulada, mais ainda não há confirmação.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade