Cena de Florence Pugh sem blusa em 'Oppenheimer' é digitalmente censurada; veja
Vestido preto foi 'criado' para cobrir topless de atriz; filme original não teve uso de CGI
Para Christopher Nolan, era importante que Oppenheimer não utilizasse nenhum efeito gerado por computador. Apesar do esforço do diretor em não usar CGI, o recurso se fez necessário na exibição do filme em alguns países - nesse caso, para censurar uma cena do longa.
No trecho, Jean Tatlock (Florence Pugh) conversa com J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy). A atriz, que está sem blusa na edição original veiculada no Brasil, aparece em um vestido preto digitalmente criado nas versões do Oriente Médio e da Índia.
Some countries are censoring #Oppeneheimer by putting a CGI black dress on Florence Pugh pic.twitter.com/Bt0Ymxd859
— THEDISCFATHER (@TheDiscFather) July 24, 2023
Segundo fontes do portal The Hollywood Reporter, as edições foram feitas "de acordo com a prática comercial usual" adotada para alguns territórios.
No Oriente Médio, a nudez é terminantemente proibida no cinema; já na Índia, Oppenheimer é classificado como UA, o que significa que pode ser visto por crianças menores de 12 anos com orientação dos pais. Portanto, a alteração foi a solução encontrada para garantir que a cena - importante para a narrativa da personagem - não fosse cortada do filme.