As melhores estreias de filmes para ver em casa
A lista de filmes novos para ver em casa vai do terror sangrento à comédia rasgada.
A lista de filmes novos para ver em casa vai do terror sangrento à comédia rasgada. Depois de passar nos cinemas e nas locadoras digitais (VOD), 'A Morte do Demônio - A Ascenção' é o destaque entre os lançamentos de streaming, entre outros longas lançados recentemente nas salas de exibição. Uma curiosidade sobre os títulos é que quatro são obras brasileiras. O Top 10 da semana pode ser conferido abaixo com mais detalhes.
'A MORTE DO DEMÔNIO - A ASCENSÃO' | HBO MAX
O resgate da franquia dos anos 1980 surpreende ao se mostrar um dos melhores filmes de toda a saga. Visceral e sangrento, o longa mostra a assustadora possessão demoníaca de uma mulher, que tenta matar a irmã e os próprios filhos.
A trama tira em torno de duas irmãs distantes, vividas por Alyssa Sutherland ('Vikings') e Lily Sullivan ('Mental'), que decidem reatar após longo afastamento, apenas para ter sua reunião atrapalhada por uma possessão, que coloca a vida de seus entes queridos em risco. Além de novos personagens, o filme também inova em relação à premissa original. Em vez de se passar numa cabana no meio da floresta, desta vez os ataques demoníacos acontecem num apartamento comum.
Rodado na Nova Zelândia, o terrorzão é o segundo longa do diretor irlandês Lee Cronin, selecionado pessoalmente por Sam Raimi, produtor e criador da franquia, após sua estreia com o horror indie 'The Hole in the Ground' – premiado em 2019 no Fant, festival de cinema fantástico de Bilbao, na Espanha. E atingiu nada menos que 96% de aprovação no Rotten Tomatoes.
'65 - AMEAÇA PRÉ-HISTÓRICA' | HBO MAX
A ficção científica traz Adam Driver ('Star Wars: O Despertar da Força') como um astronauta que sofre um acidente espacial e cai na Terra de 65 milhões de anos atrás, dominada por dinossauros. Lá, ele e a única outra sobrevivente da nave (a menina Ariana Greenblatt, de 'Awake') precisam atravessar um terreno desconhecido e repleto de criaturas pré-históricas para conseguir sobreviver. Só que, com menos dinossauros que o esperado, o filme acaba não entregando o que sua premissa promete.
Produzido pelo cineasta Sam Raimi ('Doutor Estranho no Multiverso da Loucura'), o longa tem roteiro e direção da dupla Scott Beck e Bryan Woods (roteiristas do primeiro 'Um Lugar Silencioso').
'ANÔNIMO' | STAR+
O thriller de ação do criador de 'John Wick' traz Bob Odenkirk ('Better Call Saul') como um pai de família que, ao ter a casa invadida por assaltantes, começa um processo de transformação, até finalmente revelar suas habilidades secretas como matador profissional. Por 12 anos, o aparente homem comum trabalhou para pessoas perigosas, mas deixou tudo para trás ao se casar. Entretanto, inimigos à espreita aguardavam apenas um sinal de seu paradeiro para cobrar uma antiga pendência. Com a família ameaçada, ele demonstra porque era melhor que o deixassem permanecer anônimo.
A história do personagem chega a lembrar a trajetória original de John Wick nos filmes estrelados por Keanu Reeves. Não por acaso, o roteirista de 'Anônimo' é justamente o responsável pela trilogia de 'John Wick', Derek Kolstad. A direção, por sua vez, está a cargo do russo Ilya Naishuller ('Hardcore: Missão Extrema') e o elenco ainda inclui Connie Nielsen ('Mulher-Maravilha'), Gage Munroe ('A Cabana'), Aleksey Serebryakov ('Leviatã'), RZA ('Os Mortos Não Morrem') e Christopher Lloyd ('De Volta para o Futuro').
'BEAU TEM MEDO' | VOD*
O novo filme do cineasta Ari Aster (diretor dos terrores 'Hereditário' e 'Midsommar: O Mal Não Espera a Noite') é uma odisseia neurótica de três horas estrelada por Joaquin Phoenix ('Coringa'). Longe de ser um lançamento acessível como as obras anteriores do diretor, é puro surrealismo, apesar da premissa enganosamente simples. Na trama, Beau (Phoenix) precisa viajar para o funeral de sua mãe, mas memórias da infância, encontros bizarros, invasões de mendigos, um serial killer em sua casa, um veterano traumatizado de guerra na floresta e pesadelos sobre um futuro distópico surgem em seu caminho. Tudo ao som de 'Goodbye Stranger', sucesso de 1979 da banda Supertramp.
O filme se assume como um grande surto psicótico com referências freudianas e mais cenas inesperadas/inusitadas que a expectativa mais louca de qualquer espectador.
O elenco também conta com Parker Posey ('Perdidos no Espaço'), Amy Ryan ('Medo da Verdade'), Nathan Lane ('Only Murders in the Building'), Michael Gandolfini ('Os Muitos Santos de Newark') e Kylie Rogers ('Yellowstone').
'THE PAINTED BIRD' | MUBI
Inédito nos cinemas brasileiros, o drama em preto e branco da República Tcheca foi classificado pela revista americana Variety como a "experiência mais excruciante" de 2020. Filme de jornada, a obra do cineasta Václav Marhoul ('Tobruk') segue um menino judeu que busca refúgio durante a perseguição nazista na 2ª Guerra Mundial e acaba encontrando muitos personagens diferentes ao longo do caminho, além de abuso e dificuldades extremas.
Venceu 18 prêmios internacionais, inclusive o Czech Lion de Melhor Filme (o Oscar tcheco) e um prêmio da UNICEF no Festival de Veneza, e ainda foi indicado ao troféu de Melhor Filme Europeu do ano. O elenco multinacional inclui o alemão Udo Kier ('Bacurau'), o dinamarquês Stellan Skarsgård ('Duna'), o americano Harvey Keitel ('O Irlandês') e o inglês recentemente desaparecido Julian Sands ('Warlock: O Demônio').
'UM ANO INESQUECÍVEL - PRIMAVERA' | AMAZON PRIME VIDEO
O quarto e último filme da quadrilogia romântica 'Um Ano Inesquecível' acompanha Jasmine, uma garota sonhadora que está concluindo o Ensino Médio. Ela tem alma de artista, mas sofre com matemática. Para não repetir de ano, passa a estudar com o melhor aluno da classe, Davi, que acaba se revelando mais que um bom colega ao apoiar seu sonho de estudar belas artes e não administração como quer sua família.
Os filmes de 'Um Ano Inesquecível' adaptam uma antologia de contos com o mesmo nome, escritos por Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dewet. A adaptação da história de Bruna Vieira tem direção de Bruno Garotti ('Confissões de uma Garota Excluída') e Jamile Marinho (assistente de Garotti em 'Ricos de Amor 2'), e é estrelada por Lívia Silva ('Todos os Mortos') e Ronald Sotto ('Tudo Igual… SQN').
'ATRAVÉS DA MINHA JANELA: ALÉM-MAR' | NETFLIX
A continuação do romance espanhol acompanha o casal Raquel e Ares na expectativa de um reencontro quente de verão, depois de um longo período namorando à distância. Os protagonistas Clara Galle e Julio Peña retornam às telas nos papéis principais e ainda são acompanhados por uma nova dupla, interpretado por Andrea Chaparro e Ivan Lapadula, numa tentativa de apimentar o enredo ou, no mínimo, criar situações de ciúmes. A franquia é baseada nos livros da autora Ariana Godoy.
'O RIO DO DESEJO' | GLOBOPLAY
O diretor Sergio Machado retoma os temas de 'Cidade Baixa' (2005), filme que o projetou, com essa nova história de ribeirinhos apaixonados pela mesma mulher. A diferença é que, agora, trata-se de um triângulo/quadrilátero entre irmãos. Na trama, Dalberto abandona seu trabalho na polícia e se torna comandante de um barco ao se apaixonar pela bela e misteriosa Anaíra. Mas quando o casal passa a viver na casa que Dalberto divide com os dois irmãos, às margens do Rio Negro, desejos proibidos vêm à tona. Enquanto o irmão mais velho luta para controlar a atração que sente pela cunhada, o caçula se lança perigosamente, criando uma situação insustentável.
O elenco destaca Sophie Charlotte ('Todas as Flores') como a desejada e Daniel de Oliveira ('Daniel de Oliveira'), Gabriel Leone ('Dom') e Rômulo Braga ('Rota 66: A Polícia que Mata') como os irmãos. A estreia em streaming vai acontecer no sábado (24).
'MATO SECO EM CHAMAS' | VOD*
Passada na Ceilândia, em Brasília, o filme de Adirley Queirós ('Branco Sai, Preto Fica') e Joana Pimenta acompanha três mulheres que recolhem petróleo de oleodutos subterrâneos e o refinam para transformá-lo em gasolina no mercado negro. A ação é um ato de resistência para sua comunidade em Sol Nascente, uma das maiores favelas da América do Sul. A filmagem combina ficção e documentário, imersão e observação, para fornecer uma personificação multifacetada da feminilidade marginalizada no Brasil contemporâneo.
O filme venceu o Festival de Cinema de Vanguarda de Atenas, na Grécia, foi o mais premiado no último Festival de Brasília, com sete Troféus Candangos, incluindo Melhor Direção e Atriz (um empate entre Lea Alves e Joana Darc), e ainda levou o Troféu Redentor de Melhor Fotografia e o Prêmio Especial do Júri do Festival do Rio passado.
'BARRACO DE FAMÍLIA' | VOD*
A comédia traz Cacau Protásio como mãe de funkeira, que junta a vizinhança para salvar a filha de um cancelamento, após a jovem ser gravada maltratando fãs. A disposição para o melodrama e a determinação da matriarca de fazer tudo pela filha chega a lembrar a Dona Hermínia do saudoso Paulo Gustavo. A direção é de Maurício Eça ('A Menina que Matou os Pais') e o elenco majoritariamente negro é formado também por Lellê ('Malhação'), Jeniffer Nascimento ('Cara e Coragem'), Robson Nunes ('Quatro Amigas numa Fria'), Yuri Marçal ('Barga, Cabelo e Bigode'), Nany People ('Quem Vai Ficar com Mário') e os cantores Sandra de Sá ('Antônia') e Péricles.