Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Aos 80 anos, Cinemateca Brasileira irá revitalizar complexo histórico

Sede da instituição, no bairro da Vila Clementino, passará por reformas

2 jul 2026 - 12h08
Compartilhar
Exibir comentários

A Cinemateca Brasileira, que completa 80 anos neste 2026, passará por uma grande reforma para revitalizar seu complexo histórico, na Vila Clementino, em São Paulo. A ação foi anunciada nesta quarta-feira, 1º, por Maria Dora Mourão, diretora-geral da instituição.

"É uma obra de restauração, modernização e ampliação. Ela revitalizará toda a área do patrimônio tombado", disse ela, durante evento realizado no local.

Cinemateca Brasileira passará por reforma
Cinemateca Brasileira passará por reforma
Foto: Wesley Allen/Netflix/Divulgação / Estadão

Entre as principais ações do projeto, está a modernização da sala Oscarito, uma das salas de exibição da Cinemateca. O intuito é que a sala, inaugurada originalmente em 1997, volte a ser considerada referência em exibição.

"A ideia é transformar a sala Oscarito em uma sala referência com a tecnologia mais atual que possa terem som e projeção", explicou Maria Dora.

Segundo a diretora, os trabalhos de reforma estão "prestes a se iniciar", com parte dos recursos já conquistados. Uma das patrocinadores do projeto é a Netflix, que vai investir R$ 7,5 milhões, captados pela Lei Rouanet.

Desse valor, a plataforma de streaming já havia prometido R$ 5 milhões no ano passado, destinados à reforma da Oscarito. A empresa também se comprometeu a doar equipamentos de som e projeção para a sala.

Maria Dora Mourão disse esperar que "outros apoios venham" para a reforma. "Ela é necessária para revitalizar e para devolver ao público um espaço que é tão importante para a cidade de São Paulo, o País e, posso dizer, o mundo, porque a Cinemateca tem reconhecimento internacional."

A Cinemateca Brasileira é a mais antiga instituição de cinema do País, responsável pela preservação do maior acervo audiovisual da América Latina. Exerce também atividades de restauro e preservação da produção cinematográfica nacional, cujo acervo conta com cerca de 245 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra