Cine PE: Cacá Diegues recebe Calunga de Ouro das mãos do neto
- Marina Azaredo
- Direto de Olinda
O cinesta Cacá Diegues foi o homenageado da noite deste domingo (29) no Cine PE - Festival do Audiovisual, que acontece em Olinda (PE). Ele recebeu a Calunga de Ouro das mãos do neto José Pedro, fruto da relação de sua filha Isabel com Pedro Bial, que está no festival divulgando o longa Jorge Mautner - O Filho do Holocausto, exibido na noite de sábado (28).
Descubra o Sundaytv e tenha acesso ao melhor do cinema e da TV
"Sou alagoano e, lá em Alagoas, a gente sempre considerou o Recife uma metrópole, muito mais importante do que as nossas cidades. Meu avô dizia que eu tinha que estudar muito para conseguir chegar no Recife. E hoje estou aqui", comemorou Cacá. "É sempre bom receber um prêmio, é como uma declaração de amor ou um beijo na boca", completou.
O diretor disse ainda que, apesar dos 71 anos, não tem planos de parar de fazer cinema tão cedo. "Quando fazem esse tipo de homenagem, parece que a pessoa já se aposentou ou que morreu. Como nenhuma dessas duas coisas vai acontecer tão cedo comigo, vou encarar como um estímulo para começar tudo de novo."
Cacá dedicou o prêmio pelos 50 anos de contribuição ao cinema brasileiro à mulher, Renata. "O bom é que ela é minha mulher e produtora, então manda em mim em casa e no trabalho", brincou. Ele dirigiu Deus é Brasileiro (2003), Orfeu (1999), Bye Bye Brasil (1979) e Xica da Silva (1976), entre outros.