Branca de Neve é uma história real? Essas duas figuras históricas podem ter inspirado a personagem da Disney
Longe de finais felizes, duas jovens alemãs do século XVIII podem ter inspirado os momentos trágicos vividos por Branca de Neve.
Não é novidade que os contos de fadas apresentados pela Disney são inspirados em histórias reais, as quais costumam destruir o mundo lúdico e perfeito vendido pela companhia. É claro que a onda de teorias não poderia deixar o clássico da Branca de Neve fora dessa.
Apesar do final encantador do desenho, as duas mulheres que desde o século XVIII motivaram o mito não tiveram um desfecho muito parecido.
Foi em 1994 que o estudioso alemão Eckhard Sander escreveu a tese intitulada 'Branca de Neve: É um conto de fadas?', contando a história de Margaretha von Waldeck, primeira mulher apontada como a Branca de Neve da vida real. Com alusões ao príncipe encantado e a maça envenenada, a condessa bávara inicia as pesquisas de Sander.
A mais bonita do reino
Aos 17 anos, a jovem foi obrigada pela sua madrasta a mudar-se para Bruxelas. Sem um bom convívio com a mulher e uma beleza exuberante, a jovem acabou atraindo o príncipe Filipe e teve o seu destino transformado para sempre. O rapaz, que anos depois se tornaria Filipe II da Espanha, não hesitou em pedir Margaretha em casamento, para desgosto de seu pai, Carlos V.
Assim como Branca de Neve, a jovem foi envenen…