Atrizes de 'Sonhos Roubados' falam sobre suas personagens
Não se pode negar que o mérito maior do argumento de Sonhos Roubados, estreia desta sexta-feira (23), é, finalmente, trazer à tela um filme nacional que não se ergue no corpo e na voz masculina dominante quando o cenário de fundo é a periferia. O ponto de vista agora está na mulher, ou melhor, nas jovens mulheres vividas pelas atrizes Nanda Costa, Kika Farias e Amanda Diniz. O trio protagonista do novo filme de Sandra Werneck conversou sobre o filme e a construção das personagens.
» Confira entrevista com diretora e atores de 'Sonhos Roubados'
Nanda Costa, 23 anos, que levou o prêmio de Melhor Atriz no último Festival do Rio pelo papel de Jéssica, personagem que guia o filme de Werneck como uma mãe adolescente que vende seu corpo para sobreviver, contou que havia alguns elementos em Jéssica que ela automaticamente associou à sua vida pessoal. "Minha mãe ficou grávida quando era muito jovem, mas claro, ela não vivia essa realidade de periferia das meninas do filme", diz a atriz mais conhecida hoje pelo papel de Soraia, na novela Viver a Vida.
Quanto ao sentimento de independência da personagem, ela lembra sua própria experiência em estar só: "Vim muito cedo para São Paulo para morar só e tentar realizar meus sonhos e tive que correr atrás de tudo".
Nanda fala ainda de como moldou Jéssica a partir do, acreditem, cabelo da personagem: "Aquele cabelo pesava, incomodava, me dava calor e tudo isso ajudou na criação da personagem, porque era como se eu tivesse sempre a consciência do peso que ela tinha sobre mim".
Kika Farias, 25 anos, que é do Recife e vem de uma escola de teatro atenta aos movimentos populares como reisados, cavalos marinhos e circo, se confessou nervosa com seu primeiro trabalho no cinema. A cena mais difícil de fazer? "É aquela que apresento minha casa nova pras meninas. Isso porque aquela era minha primeira cena filmada, era minha primeira filmagem, estava muito nervosa mesmo". Kika frisa que tanto Nanda quanto Amanda a ajudaram bastante para que ela solidificasse a sua Sabrina do filme.
A Amanda a quem Kika faz referência é Amanda Diniz, 15 anos, a mais jovem atriz de Sonhos Roubados e certamente a que mais surpreende por uma interpretação sem excessos e bem lapidada. Amanda, que já fez Narizinho na versão mais recente do Sítio do Pica-Pau Amarelo e começou a atuar na precoce idade dos 7 anos, lembra que sua referência da periferia é mais familiar do que se imagina: "Sempre morei na periferia (em Caxias, Baixada Fluminense) e, para fazer o filme, passei seis meses morando no Vidigal, na casa de uma tia minha".
As três explicaram que, quando receberam o livro de Eliane Trindade, que serve de base para o roteiro do filme, ainda não sabiam que papel interpretariam na história e isso as ajudou a entender o drama de cada uma das três protagonistas.
