Daniel Amen, psiquiatra: 'Pessoas mentalmente fortes só fazem coisas boas por pessoas que as tratam com respeito'
Cansado de sempre agradar e se sentir esgotado? O psiquiatra Daniel Amen revela um segredo para construir uma força mental inabalável: o poder de estabelecer limites
Aprender a cuidar da saúde mental passa, quase sempre, por uma habilidade que muita gente demora a desenvolver: estabelecer limites claros. Em um cotidiano marcado por cobranças internas, excesso de disponibilidade e pela sensação constante de que é preciso agradar, o respeito (próprio e do outro) começa a se firmar como um pilar essencial do equilíbrio emocional.
Essa é a reflexão defendida por Daniel Amen, médico e psiquiatra que atua com adultos e crianças, além de pesquisador e autor de best-sellers sobre funcionamento do cérebro e comportamento humano. Em falas recentes, ele destacou como a autodisciplina emocional e o autocuidado influenciam diretamente a qualidade das relações pessoais e profissionais.
Pessoas mentalmente fortes têm essas atitudes
Para Amen, uma das marcas mais evidentes das pessoas mentalmente fortes é a capacidade de agir com coerência, sem abrir mão de seus próprios valores para manter vínculos que não oferecem reciprocidade. "Pessoas mentalmente fortes têm autodisciplina. E o que quero dizer com isso é que elas só fazem coisas boas para pessoas que as tratam com respeito. Preste atenção", afirma o especialista.
Segundo ele, esse princípio está longe de ser egoísmo. Trata-se, na verdade, de um recurso educativo e emocional que pode transformar relações, inclusive dentro da família. "Se você conseguir reforçar isso, é uma afirmação que uso com meus filhos para criá-los com força mental. Só faço coisas boas para pessoas que me tratam com respeito. Seu mun...
Matérias relacionadas
As pessoas mentalmente fortes seguem estes cinco hábitos; os espartanos já os faziam há 2500 anos
Se você já viveu essas sete coisas na vida, você é mentalmente mais forte do que a maioria