Filme britânico simula captura do príncipe Harry no Afeganistão
Um documentário que será exibido este mês na TV britânica vai examinar o que poderia acontecer se o príncipe Harry, neto da rainha Elizabeth II, tivesse sido capturado quando estava cumprindo suas obrigações militares no Afeganistão.
A Captura do Príncipe Harry, previsto para ser transmitido no dia 21 de outubro pelo Canal 4, simula um acidente de helicóptero no sul do Afeganistão e a subsequente captura de Harry, que é o terceiro na linha de sucessão do trono britânico.
Harry, de 26 anos, serviu nas forças armadas britânicas no Afeganistão em 2008, tornando-se o primeiro membro da realeza a entrar em ação desde que um de seus tios, o príncipe Andrew, pilotou helicópteros na Guerra das Malvinas (Falklands) em 1982.
Harry já falou sobre seu desejo de retornar ao Afeganistão, de onde foi forçado a partir prematuramente depois que vazou a informação de sua presença na guerra.
"A Captura do Príncipe Harry levanta questões sobre as extensas ramificações para a Grã-Bretanha no caso de ser atendido o desejo do príncipe, de voltar ao Afeganistão, e ele acabar capturado. O filme pergunta se a Grã-Bretanha está preparada para este potencial pedido de resgate", assinalou o Canal 4 em um comunicado.
Uma porta-voz da emissora disse que o Canal 4 contatou a família real britânica sobre o filme, mas não recebeu resposta.