Quais as chances do Brasil no Globo de Ouro? Especialistas avaliam 'O Agente Secreto'
Longa-metragem concorre em três categorias na premiação que acontecerá no domingo, 11, em Los Angeles (EUA)
Indicado em três categorias do Globo de Ouro 2026, o filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, já fez história ao bater o recorde de indicações de um longa brasileiro na premiação. São estas: Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, Melhor Filme de Drama e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A cerimônia do Globo de Ouro 2026 acontece neste domingo, 11, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento será transmitido pela primeira vez ao vivo na TV Globo. Para especialistas ouvidos pelo Terra, o longa-metragem brasileiro tem grandes chances de levar ao menos uma estatueta na cerimônia, que está entre as mais importantes do cinema e da televisão.
A especialista em cultura pop, Renata Moniz, afirma que a repercussão do longa no Critics Choice Awards aumentou as expectativas dela para uma possível vitória no Globo de Ouro. "Vamos lembrar que tanto no Critics Choice quanto no Globo de Ouro estamos falando de membros votantes que são especializados em cinema. São críticos, são jornalistas, são diferentes dos membros votantes do Oscar", diz.
Pela primeira vez, o Brasil ganhou uma estatueta no Critics Choice. O filme venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. "Esse último prêmio me deixou com altas expectativas para levar na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, mas, quanto à estatueta de Melhor Ator, claro que eu estou torcendo muito, mas fico balançada, não sei dizer se vem aí ou não", completa.
O Agente Secreto conta a história de Marcelo (Wagner Moura), um professor que foge da opressão em São Paulo em meio à ditadura militar, em 1977, e retorna para sua cidade natal, Recife (PE). Lá, ele acredita que conseguirá reconstruir sua história, mas acaba enfrentando segredos e surpresas ao longo do caminho.
A jornalista Aline Pereira, do Adoro Cinema, reitera as boas expectativas de Renata. "O 'Agente Secreto' tem sim chance de ganhar um Globo de Ouro por dois principais fatores pra mim. O primeiro é que o filme tem feito uma ótima jornada desde a estreia, com o reconhecimento no Festival de Cannes. O filme continuou crescendo desde então, inclusive tendo o Wagner Moura como uma personalidade também de destaque", explica.
Já o segundo fator, de acordo com a jornalista, é que o filme Valor Sentimental, de Joachim Trier, não tem ganhado tanto destaque nos últimos meses. "Um ótimo filme, mas que parece ter perdido um pouco de força ao longo do ano, abrindo mais uma possibilidade pra gente", diz.
Ela ressalta que, embora o filme brasileiro tenha levado estatuetas no Critics Choice Awards, não significa que o mesmo acontecerá no Globo de Ouro. "Mas acho que [o prêmio] é sim um bom sinal de força para essa potência de filme que a gente tem", destaca.
O colunista do Terra, Ygor Palopoli, reforça a perspectiva de Aline, de que o filme Valor Sentimental é um forte concorrente do longa-metragem brasileiro na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. "Nosso maior competidor é 'Valor Sentimental', que é um filmaço, mas eu acredito na força de 'O Agente Secreto'. Para mim, é o melhor dessa categoria", defende.
As expectativas de Ygor são altas. De acordo com o colunista, é possível que o Brasil volte para casa com uma ou, até mesmo, duas estatuetas. "Na categoria de Melhor Ator a gente tem um 'problemaço' chamado Timothée Chalamet, mas acredito que o Wagner Moura chega como o 'azarão', não seria impossível ele vencer. No ano passado, o Globo de Ouro premiou a Fernanda Torres [na categoria de Melhor Atriz]", afirma.
