Scooby-Doo e Jason: policiais se misturam a foliões e prendem suspeitos de furtos
Fantasiados, policiais civis de São Paulo e Rio de Janeiro apreenderam aparelhos celulares com os detidos
Policiais civis fantasiados de personagens do desenho Scooby-Doo prenderam três suspeitos de se aproveitarem da aglomeração em um bloco de carnaval na região da República, no centro de São Paulo, para furtar celulares de foliões, neste sábado, 14.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O trio foi detido em flagrante por agentes do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), infiltrados e caracterizados como Scooby e Daphne.
Após se misturarem aos foliões, os policiais identificaram o modus operandi do grupo, formado por duas mulheres e um homem. Durante a abordagem, foram encontrados oito celulares de diferentes marcas dentro de uma pochete utilizada por uma das suspeitas.
Os aparelhos foram apreendidos e passarão por perícia antes de serem devolvidos às vítimas. A Polícia Civil reforça a importância de registrar boletim de ocorrência, seja em delegacia física ou pela Delegacia Eletrônica, informando sempre que possível o número de IMEI do celular subtraído.
Após a prisão, os suspeitos foram encaminhados ao 2º Distrito Policial (Bom Retiro). Além da região da República, equipes disfarçadas também atuaram nas proximidades do Parque do Ibirapuera, na zona sul, realizando abordagens preventivas para garantir a segurança durante os eventos, segundo o governo de São Paulo.
Prisões no Rio de Janeiro
No Rio, a Polícia Civil também realizou prisões em flagrante durante esse começo de carnaval. Na sexta-feira, 13, dois suspeitos de furtos em blocos de rua foram detidos em Santa Teresa por agentes infiltrados entre os foliões. A operação contou ainda com apoio de drones para monitoramento aéreo, permitindo registrar o momento exato da ação criminosa.
As equipes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) se misturaram ao público usando fantasias de personagens populares, como integrantes de La Casa de Papel, o vilão Jason (Sexta-feira 13) e o super-herói Capitão América, estratégia que facilitou a aproximação sem levantar suspeitas e garantiu a captura dos suspeitos.