1 evento ao vivo

Blocos de rua ditam o ritmo do pré-Carnaval pelo Brasil

Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Belo Horizonte foram algumas das capitais em festa no fim de semana

5 fev 2018
13h57
atualizado às 14h30
  • separator
  • 0
  • comentários

De norte a sul, o Brasil já respira o Carnaval e os blocos de rua se destacaram nesse fim de semana. Milhões de corações pulsaram durante a folia em várias cidades do País. Confira o giro com algumas das festividades:

No comando da festa no Rio de Janeiro, Preta Gil teve a companhia de Pabllo Vittar
No comando da festa no Rio de Janeiro, Preta Gil teve a companhia de Pabllo Vittar
Foto: Instagram / Reprodução

No Rio de Janeiro, o grande destaque foi o Bloco da Preta, que reuniu cerca de 500 mil pessoas e teve Preta Gil no comando da festa, contando com a participação especial de Pabllo Vittar e a atriz Carolina Dieckmann como madrinha da bateria. Foi apenas um dos 110 blocos que foram às ruas. 

Em São Paulo, para se ter uma ideia, foram cerca de 2 milhões de foliões nos 106 blocos que desfilaram no último sábado, primeiro dia do pré-Carnaval. O alto número fez com que fosse registrado um problema na operação do metrô da capital paulista. As ruas do Ibirapuera, na Zona Sul, e da Avenida Faria Lima, na Zona Oeste, foram os principais pontos de concentração. No primeiro deles, Elba Ramalho, com o bloco Frevo Mulher, e Alceu Valença, do Bicho Maluco Beleza, ditaram o ritmo. No segundo caso, o axé da Banda Eva, no bloco Beleza Rara, animou a multidão. Já no domingo, 81 blocos deram sequência à festa. O Acadêmicos do Baixa Augusta estima que 1 milhão de pessoas estiveram nas ruas. Alessandra Negrini, rainha do bloco, Leandra Leal, Sophie Charlotte e Mariana Ximenes, todas muito bem fantasiadas, agitaram o público. O tema “É proibido proibir” foi visto entre os artistas e nas ruas, além de campanhas contra o assédio. Ainda teve o Bangalafumenga, na Avenida Faria Lima e o Monobloco, na Avenida Ibirapuera.

Mais de 2 milhões de pessoas curtiram o fim de semana de pré-Carnaval, em São Paulo
Mais de 2 milhões de pessoas curtiram o fim de semana de pré-Carnaval, em São Paulo
Foto: Nacho Doce / Reuters

Em Salvador, o fim de semana foi de tradição nas ruas, com o desfile dos blocos Fuzuê e Furdunço. O primeiro reuniu os foliões na Avenida Oceânica, com mais de 30 grupos folclóricos e bandas que entoaram famosas marchinhas de Carnaval. Pierrot Tradição de Plataforma, Mascarados de Maragojipe, Oficina de Frevos e Dobrados foram alguns dos que se apresentaram. No domingo, com o segundo bloco, outras 40 atrações animaram o público, como a BaianaSystem, Wilson Café, Armandinho, Dodô & Osmar, dentre outras. 

Em Recife, shows fechados marcaram o fim de semana de folia. No Baile Municipal, por exemplo, Elba Ramalho e Clarice Falcão estiveram à frente da festa no sábado. No dia seguinte, Anitta, Wesley Safadão, Léo Santa e Marília Mendonça estiveram no festival Olinda Beer. Em 12 horas de música, foram nove shows na capital pernambucana. 

Em Recife, os shows  fechados, como o Olinda Beer , contou com grandes atrações
Em Recife, os shows fechados, como o Olinda Beer , contou com grandes atrações
Foto: Facebook / Reprodução

Em Belo Horizonte, a tradicional Banda Mole abriu as festividades, como sempre faz, há 43 anos. Os blocos começaram a folia ainda na sexta-feira, com 60 deles já marcando presença. 

 

Fonte: ED
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade