PUBLICIDADE

Sem academia desde o Carnaval? Veja como voltar a treinar

Mesmo quem não caiu na folia pode ter tirado os dias para descansar. Saiba como voltar a treinar após as festas e o tempo parado

4 mar 2023 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários

Todo brasileiro adora Carnaval - seja para cair na folia, ou para ficar em casa descansando.  No entanto, para aqueles que gostam das festas, o retorno à rotina pode ser mais difícil, principalmente para aqueles que costumam treinar regularmente. 

Sem academia desde o Carnaval? Veja como voltar a treinar -
Sem academia desde o Carnaval? Veja como voltar a treinar -
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Se você exagerou no carnaval e acabou deixando de lado sua rotina de exercícios, é importante que retome aos poucos para evitar lesões e desconfortos. O especialista em Nutrologia Esportiva, Dr. Cristovam Miguel Neto, dá dicas de como tornar essa retomada menos complicada.

"O exagero na ingestão de álcool, a alimentação inadequada e pobre em nutrientes e a falta de sono, fatores muito frequentes durante o Carnaval, prejudicam muito o funcionamento geral do nosso corpo. Por isso, é importante tomar certos cuidados ao retomar as atividades físicas, pois o corpo precisa de algum tempo para recuperar a performance alcançada antes do feriado prolongado", afirma.

Dicas para voltar a treinar depois de um tempo parado

Confira algumas dicas do especialista em Nutrologia Esportiva que podem ajudar:

  • Comece devagar. Não tente retomar sua rotina de exercícios exatamente do ponto onde você parou antes do Carnaval. Comece com exercícios mais leves e vá aumentando a intensidade gradualmente.
  • Faça um aquecimento adequado. Antes de treinar ou começar qualquer tipo de atividade física, é importante fazer um aquecimento para preparar seu corpo para o esforço físico.
  • Hidrate-se bem. Beba bastante água antes, durante e depois do exercício para evitar a desidratação, principalmente se você exagerou no consumo de bebidas alcoólicas no carnaval.
  • Escolha atividades que você goste. Se você não gosta de academia, por exemplo, escolha outra atividade física que te dê prazer, como caminhar, dançar, nadar, andar de bicicleta, entre outros.
  • Não se esqueça do descanso - ele é tão importante quanto o exercício em si. Dê ao seu corpo tempo suficiente para se recuperar após cada sessão de exercícios.

"É importante lembrar que a chave para retomar as atividades físicas após o carnaval é ir aos poucos e escutar o seu corpo. Dia após dia a performance física é recuperada, assim como os benefícios do exercício para a saúde e bem-estar", destaca Cristovam.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade