PUBLICIDADE

Não é fantasia! Índio, blackface e enfermeira... Entenda de uma vez por todas por que não usá-las no Carnaval

O Carnaval está chegando e um dos assuntos mais comentados é o que vestir nos dias de festa. Afinal, a desculpa de que 'não sabia que essa vestimenta poderia ser ofensiva' não cola mais.

15 fev 2023 - 13h29
Compartilhar
Exibir comentários
Não é fantasia! Índio, blackface e enfermeira... Entenda de uma vez por todas por que não usá-las no Carnaval.
Não é fantasia! Índio, blackface e enfermeira... Entenda de uma vez por todas por que não usá-las no Carnaval.
Foto: Reprodução, Instagram @brunamarquezine / Purepeople

O Carnaval é sinônimo de desfiles na Avenida, diversão nos blocos de rua, mas não pode ser desculpa para discriminição ou preconceito "disfarçados" de fantasia. A cada ano, se torna mais urgente o debate sobre produções controversas - como enfermeiras, pessoas indígenas e LGBTQIA+, bem como a prática de blackface.

Especialista em ética, diversidade e inclusão, Deives Rezende Filho, destaca que a questão ultrapassa a barreira do bom-humor. "Quantas vezes você já viu memes que comparam pessoas brancas com pessoas negras como forma de humor? Não basta não ser racista, você deve ser antirracista", indica.

A seguir, listamos algumas produções controversas e para abolir de uma vez por todas de seu acervo de fantasias.

Black face e fantasia de 'nega maluca'

A prática racista do blackface é de longa data: ela teria surgido em 1830, como um fruto da segregação racial, uma vez que, por anos, pessoas pretas foram proibidas de trabalhar no mundo das artes. Dessa forma, no teatro, cinema e televisão, personagens negros eram interpretados por atores brancos.

Outra representação muito popular por um período que reproduz essa lógica racista é a de nega maluca, por atrelar o estereótipo de raivosa e escandalosa às mulheres negras.

"O racismo recreativo é uma das ferramentas do racismo estrutural, sempre esteve presente em todas as facetas da nossa sociedade, seja por meio de piadas cotidianas, programas de televisão, filmes, séries e outros. O humor...

Veja mais

Purepeople
Compartilhar
Publicidade
Publicidade