PUBLICIDADE

Carnaval 2023: veja o calendário dos desfiles das escolas de samba do Rio e São Paulo e quando começam os ensaios

Após as festas de Réveillon, é hora de esquentar o corpo para o Carnaval. Os desfiles acontecerão no final de fevereiro. Confira o calendário.

4 jan 2023 - 16h46
(atualizado em 6/1/2023 às 18h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Saiba as datas dos ensaios e a ordem dos desfiles do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Saiba as datas dos ensaios e a ordem dos desfiles do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Foto: Divulgação, Riotur / Purepeople

O esquenta para o Carnaval 2023 vai começar oficialmente nas próximas semanas, com os ensaios técnicos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os desfiles na capital paulista devem ocorrer nos dias 17 e 18 de fevereiro. Já os da carioca estão marcados para os dias 19 e 20.

Em 2022, a Grande Rio foi a vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro, com o enredo "Fala, Majeté! As Sete chaves de Exu!" e com Paolla Oliveira se destacando como Rainha de Bateria. Em segundo lugar ficou a Beija-Flor e, em terceiro, a Viradouro.

Já em São Paulo, a Mancha Verde foi a grande campeã do Grupo Especial, com o enredo "Planeta Água", e sem Viviane Araujo à frente da bateria. Mocidade Alegre e Império de Casa Verde ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Quando começam os ensaios técnicos no Rio de Janeiro?

Os ensaios técnicos no Rio de Janeiro começarão a partir de sábado (14), para as escolas da Série Ouro (antigo Grupo de Acesso), e domingo (15), com as do Grupo Especial. A partir daí, por seis domingos, as escolas do Grupo Especial farão ensaios no Sambódromo.

A novidade deste ano é que as quatro primeiras colocadas: Grande Rio, Beija-flor, Viradouro e Vila Isabel, poderão ensaiar, também, com luz e som da Sapucaí. Confira a ordem dos ensaios:

No dia 15: ensaiarão Império Serrano e Paraíso do Tuiuti; Dia 22: Imperatriz Leopoldinense e Unidos da Tijuca; Dia 29: Mocidade Independente de Padre Miguel e Estação Primeira de Mangueira; Dia 05: Salgueiro e...

Veja mais

Purepeople
Compartilhar
Publicidade
Publicidade