PUBLICIDADE

26ª Parada Livre de Porto Alegre vai acontecer na redenção neste domingo (10)

Organizações preparam evento com foco na conscientização e cidadania LGBTQIAPN+ na Redenção

5 dez 2023 - 12h46
Compartilhar
Exibir comentários

No próximo domingo, dia 10, Porto Alegre sediará a 26ª edição da Parada Livre no Parque Farroupilha (Redenção) a partir das 12h. Com o tema "TRANSgredir e TRANSar direitos para todes", a Parada busca enfrentar discursos antitrans, em meio a estatísticas alarmantes que colocam o Brasil como o país com maior número de homicídios de pessoas trans no mundo, segundo dados da ONG Transgender Europe.

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasi / Porto Alegre 24 horas

As entidades organizadoras enfatizam a construção coletiva de um posicionamento voltado para o fortalecimento democrático da Parada Livre. Elas se manifestaram em conjunto, visando combater a homotransfobia presente no cotidiano, conectando temas que representem as vivências e vozes da comunidade LGBTQIAPN+.

O evento contará com apresentações de artistas locais e oferecerá diversos serviços e ações coordenadas entre organizações da sociedade civil e órgãos públicos. A Rua dos Direitos, lançada na última edição, concentrará iniciativas para promover a cidadania das pessoas LGBTQIAPN+. A marcha tradicional da Parada está prevista para as 16h, circundando o Parque Farroupilha.

A 26ª Parada Livre de Porto Alegre, a segunda mais antiga do país, é resultado do esforço conjunto de 20 entidades da sociedade civil. Entre elas estão Nuances, Igualdade, Somos, Outra Visão, G8 - SAJU/UFRGS, Juntos LGBT, Mães pela Diversidade, Escoteiros do RS, Homens Trans em Ação, Coletivo Amora, NUDS- Núcleo de Diversidade do Sintrajufe/RS, CAESC\UFRGS, Instituto Teia - Direitos Humanos, Transenem, Rede LésBi, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids - RS, MQ Colorido, Coletivo Moradia LGBTQIAPN+ RS e Acarmo LGBT Negritude.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade