PUBLICIDADE

7 filmes da Netflix baseados em fatos reais

A Netflix tem um catálogo repleto de filmes inspirados em histórias reais. Pensando nisso, listamos os 7 melhores para você maratonar!

10 ago 2022 - 17h00
(atualizado às 19h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A Netflix tem um catálogo recheado de séries, filmes e documentários. Entre as produções, chamam atenção do público aquelas baseadas em histórias reais, justamente por contarem fatos de conhecimento geral. Algumas dessas histórias ficaram marcadas, como é o caso de Ted Bundy: A Confissão Final,que mostra o psicólogo do FBI, Bill Hagmaier, se envolvendo em uma relação complicada com o serial killer que dá nome ao título.

Foto: Working Title Films e Globo Filmes / Canaltech

Já para os fãs de histórias que emocionam, A Procura da Felicidade, estrelado por Will Smith, conta a trajetória de um pai solteiro que se esforça para construir uma vida melhor para sua família e mostrar o verdadeiro significado de felicidade para seu filho. Outro filme emocionante (e muito fofo!) é Marley e Eu,que traz Jennifer Aniston no elenco e conta as trapalhadas de um labrador recém adotado.

Com tantas opções disponíveis, fica difícil saber por onde começar a maratonar. Pensando nisso, o Canaltech criou uma lista com os 7 melhores filmes da Netflix baseados em fatos reais para você assistir. Confira a seguir.

7. A Teoria de Tudo

Para começar nossa lista de indicações, nada melhor do que um longa que foi indicado a quatro Oscars e venceu na categoria Melhor Ator com Eddie Redmayne. A obra, lançada em 2014, conta a história de Stephen Hawking, o físico teórico e cosmólogo britânico que ficou famoso internacionalmente devido à sua contribuição para a ciência.

O longa mostra além das importantes relações e teorias criadas pelo gênio, com passagens que contam como ele conheceu sua esposa e como descobriu sua doença (E. L. A) ainda jovem.

Dirigido por James Marsh, o filme ainda traz no elenco Felicity Jones, Charlie Cox, David Thewlis, entre outros.

6. Comer, Rezar, Amar

Outro filme inspirado em uma história real é o consagrado Comer, Rezar, Amar,que conta a história de Liz Gilbert, uma mulher recém divorciada que decide embarcar em busca da autodescoberta. Decida, ela parte para Itália, Índia e Bali, onde viverá novas aventuras.

Dirigido por Ryan Murphy, esse longa traz Julia Roberts no papel principal e ainda Richard Jenkins e Javier Bardem no elenco. O filme é baseado no livro de mesmo nome da autora Elizabeth Gilbert, que o escreveu inspirada em fatos reais de sua vida.

Uma curiosidade que vale ser lembrada é que a trilha sonora conta com a canção brasileira "Samba da Bênção", de Bebel Gilberto.

5. Elis

Falando em música, o filme de uma das cantoras mais respeitadas do Brasil não poderia ficar de fora da nossa lista. Lançado em 2016, o longa conta a história de Elis Regina Carvalho Costa — ou somente Elis Regina, como ficou conhecida.

Nascida no Rio Grande do Sul em 1945, a cantora não demorou a se tornar um fenômeno da música brasileira e a conquistar uma multidão de fãs. Logo que se mudou para o Rio de Janeiro, Elis conheceu o compositor e produtor Ronaldo Bôscoli, com quem se casou e teve um relacionamento atribulado.

Relações atribuladas, aliás, eram o forte de Elis que, por ter um gênio difícil, foi apelidada de "Pimentinha", e ganhou uma música de Rita Lee em sua homenagem chamada "Doce de Pimenta". As duas, inclusive, se tornaram amigas após alguns momentos difíceis, quando Elis foi peça fundamental para tirar Rita da cadeia na época da ditadura militar. Elis morreu jovem, aos 36 anos, em São Paulo.

O longa que conta sua vida foi dirigido por Hugo Prata e ganhou diversos prêmios, entre eles o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Melhor Atriz para Andréia Horta.

4. Tim Maia

Outro ícone da música brasileira e dono de uma das vozes mais poderosas da MPB é Tim Maia, e ele também ganhou um filme para chamar de seu. Baseado no livro Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia o longa, dirigido por Mauro Lima, conta os cinquenta anos da vida do artista, desde a sua infância pobre no Rio de Janeiro, até sua morte prematura aos 55 anos de idade.

Entre as passagens mais importantes estão sua ida ao Estados Unidos, onde ele descobre novos estilos musicais e é preso por roubo e posse de drogas, e sua fase mística, quando conhece a Cultura Racional.

O longa é protagonizado por Babu Santana e Robson Nunes, e traz no elenco Alinne Moraes, Cauã Reymond, George Sauma, Luis Lobianco, entre outros.

3. Rocketman

Protagonizado por Taron Egerton e Jamie Bell, esse filme é uma cinebiografia de Elton John e mostra o início da carreira do cantor até o apogeu, quando ele se consagra uma das principais vozes do mundo.

A história também retrata a relação de Elton com Bernie Taupin (Jamie Bell), responsável por vários de seus sucessos, a infância complicada, o descaso do pai e, por fim, o relacionamento com John Reid (Richard Madden), seu empresário e ex-companheiro.

Lançado em 2019, o filme tem pouco mais de duas horas de duração e é dirigido por Dexter Fletcher. Entre os prêmios, o longa levou o Oscar de melhor canção original por "I'm Gonna Love Me Again", com a performance do próprio John, e o Globo de Ouro na categoria Melhor Ator em Comédia ou Musical para Taron Egerton.

2. O Menino Que Descobriu o Vento

Essa história de resiliência e superação gira em torno de William KamKwamba, um jovem de Malawi cujo maior desejo é estudar. Acontece que sua família enfrenta diversas dificuldades financeiras e os seus pais não conseguem pagar a mensalidade da escola. Além disso, o país está em um período de seca e milhares de pessoas estão desamparadas e morrendo de fome.

Em meio a tantos problemas, no entanto, William não desiste dos seus objetivos. Um dia, ele acaba criando um moinho de vento capaz de bombear água direto para as plantações, garantindo o sustento da sua família e mudando o rumo de sua vida.

Recheado de reviravoltas, esse drama lançado em 2019 foi dirigido por Chiwetel Ejiofor e ganhou o prêmio NAACP Image Award na categoria Melhor Diretor.

1. A Escalada

Divertido, romântico e real. Essas são algumas características desse filme francês que conta a história de Nadir Dendoune, um jovem desempregado e humilde que decide escalar o Monte Everest para conquistar sua amada.

Acontece que ele não tem nenhum preparo para isso, e sua atitude desmedida chama atenção da mídia local que passa a cobrir sua jornada. Assim, o romântico rapaz se torna famoso em toda Paris de uma hora para outra.

Lançado em 2017, o longa tem direção de Ludovic Bernard e conta com Ahmed Sylla, Kevin razy, Waly Dia, e outros nomes no elenco.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade