PUBLICIDADE

Sedã elétrico da Mercedes roda 1.202 km com apenas uma carga

Revelado em janeiro, sedã elétrico Mercedes Vision EQXX percorreu 1.202 km em viagem entre Stuttgart (Alemanha) e Silverstone (Inglaterra)

26 jun 2022 - 10h00
(atualizado em 27/6/2022 às 09h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Mercedes-Benz Vision EQXX rodou 1.202 km com apenas uma carga
Mercedes-Benz Vision EQXX rodou 1.202 km com apenas uma carga
Foto: Daimler/Divulgação

O Mercedes-Benz Vision EQXX atingiu nesta semana mais uma marca impressionante para um veículo elétrico. Projetado para oferecer o máximo de eficiência, o sedã alemão rodou 1.202 km com apenas uma carga completa. De acordo com a Mercedes, o trajeto percorrido pelo Vision EQXX teve início na cidade de Stuttgart (Alemanha) e destino final em Silverstone (Inglaterra).

Em abril deste ano, o Mercedes-Benz Vision EQXX já havia percorrido um trajeto de 1.008 km entre a Alemanha e a França. Na ocasião, a viagem de longa distância foi concluída com a tomada de carga selada e acompanhada por um especialista independente do organismo europeu de certificação TÜV Süd. Ao final, o estado de carga da bateria era de cerca de 15%, o equivalente a uma autonomia restante em torno de 140 km.

Trajeto com Mercedes-Benz Vision EQXX teve como destino a cidade de Silverstone
Trajeto com Mercedes-Benz Vision EQXX teve como destino a cidade de Silverstone
Foto: Daimler/Divulgação

Dessa vez, o consumo do Mercedes-Benz Vision EQXX foi de apenas 8,3 kWh/100 km em condições de tráfego reais, mesmo com tráfego pesado e o clima quente no verão europeu. Ao chegar ao circuito de Silverstone, o sedã elétrico foi testado pelo piloto holandês Nyck de Vries, que compete na Fórmula E na equipe Mercedes-EQ Formula E Team. A velocidade máxima do Mercedes-Benz Vision EQXX é limitada eletronicamente a 140 km/h.

O resultado do teste só foi possível graças à aerodinâmica excepcional do Mercedes Vision EQXX. Com um impressionante coeficiente de arrasto de apenas 0,17, o modelo chama a atenção pelo design de linhas suaves e pela carroceria com formas inspiradas em uma gota de água. Na traseira, o modelo conta com um difusor ativo, que se abre automaticamente a 60 km/h. Ele fornece melhor fluxo de ar e contribui significativamente para a redução do arrasto. 

Mercedes-Benz Vision EQXX nas estradas europeias
Mercedes-Benz Vision EQXX nas estradas europeias
Foto: Daimler/Divulgação

Além disso, o Vision EQXX também traz pneus ecológicos Turanza Eco desenvolvidos especificamente para o modelo em conjunto com a Bridgestone. O projeto do pneu apresenta paredes laterais aerodinamicamente otimizadas para combinar com as calotas montadas nas rodas de 20” feitas de magnésio. Para privilegiar a aerodinâmica, as rodas trazem design fechado semi transparente.

Outra preocupação da Mercedes em relação ao Vision EQXX foi o peso. Por isso, o sedã elétrico utiliza materiais como os compostos de fibra de carbono-açúcar utilizados na parte superior da bateria, freios a disco de alumínio e o piso traseiro fabricado com um processo de fundição de alumínio. Além disso, a compacta bateria de 100 kWh pesa apenas 495 kg e cabe em um carro compacto. O peso total do modelo é de 1.754 kg.

A unidade de acionamento elétrico do Vision EQXX – composta pelo motor elétrico, transmissão e eletrônica de potência – foi desenvolvida em conjunto com os especialistas da equipe Mercedes-AMG de Fórmula 1. Posicionado no eixo traseiro, o motor elétrico oferece 245 cv de potência ao sedã e possui uma eficiência energética de 95% na transferência de potência para as rodas. 

Por dentro, o novo Mercedes Vision EQXX traz uma tela de navegação 3D de impressionantes 47,5’’. Com resolução 8K, trata-se de uma peça única, com várias telas, à frente do motorista e do passageiro. O sistema também conta com inteligência artificial com funções neurais e suporte a comandos de voz. O novo Mercedes Vision EQXX ainda não tem previsão de chegar ao mercado.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade