PUBLICIDADE

Próximo Fiat Strada pode ter inédita versão 100% elétrica

Ainda em fase de desenvolvimento, nova geração da picape Strada terá a plataforma modular CMP e também deve ter porte de Chevrolet Montana

8 fev 2024 - 06h05
Compartilhar
Exibir comentários
Fiat Strada Ranch
Fiat Strada Ranch
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Os próximos anos prometem ser eletrizantes para o Fiat Strada. Ainda em fase de desenvolvimento, a terceira geração da picape deve contar com uma inédita versão 100% elétrica. Líder de vendas no Brasil desde 2021, a Strada pode ser um dos primeiros carros eletrificados da montadora italiana produzidos no país.

Com o código de projeto XBP, a próxima geração do Fiat Strada deve ser feito sobre a plataforma modular CMP do grupo Stellantis. Vale lembrar que essa base prevê a fabricação de carros elétricos e já é utilizada há alguns anos na Europa e no próprio Brasil, em modelos como os Peugeot 208 e Citroën C3 e C3 Aircross. 

Fiat Strada Endurance Cabine Plus
Fiat Strada Endurance Cabine Plus
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Apesar disso, a nova Strada deve manter as conhecidas opções a combustão, ao menos nas configurações de entrada, com os atuais 1.3 Firefly e o 1.0 turbo em versões atualizadas e mais eficientes. No caso do 1.0 turbo, é previsto que a picape conte inclusive com um sistema híbrido-leve.

Batizado de Bio-Hybrid, o novo sistema associa um pequeno motor elétrico ao motor a combustão interna, substituindo o alternador e o motor de partida, gerando torque adicional e energia para recarregar a bateria. Tudo isso enquanto ainda contribui para a economia de combustível.

Plataforma CMP
Plataforma CMP
Foto: Stellantis / Divulgação

Já no caso das versões elétricas, o provável é que a futura Strada seja equipada com o mesmo conjunto elétrico do Peugeot e-208 GT, que oferece 136 cv ou 156 cv, dependendo do mercado. Esse motor deve equipar as duas versões mais caras da picape, que ficará mais tecnológica e segura.

Junto com a eletrificação, o novo Fiat Strada também deve crescer em dimensões. No entanto, a nova geração do modelo ainda será menor do que a Toro, e mais próxima do Chevrolet Montana e da futura picape da Volkswagen. 

Chevrolet Montana RS
Chevrolet Montana RS
Foto: GM / Guia do Carro

Produzida desde 2020, a segunda geração do modelo líder de vendas vem recebendo novidades nos últimos anos, como o câmbio automático do tipo CVT e a opção de motor turbo com um leve facelift. Como o projeto ainda se encontra em fase de desenvolvimento, é provável que a próxima geração do Fiat Strada faça sua estreia apenas daqui a cerca de dois ou três anos. 

Fonte: Automais

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade