PUBLICIDADE

Novo Tiggo 8 Plug-in Hybrid faz 42,7 km/l e custa R$ 269.990

Equipado com três motores (dois elétricos) e esbanjando potência, Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid inicia pré-venda no Brasil

15 jun 2022 - 18h01
Compartilhar
Exibir comentários
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid
Foto: Caoa Chery / Divulgação

O Tiggo 8 ganhou uma nova versão no Brasil e ela é recheada de tecnologia. Batizado de Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid, o novo SUV de 7 lugares da Caoa Chery agora tem três motores (dois elétricos e um a combustão interna), maior potência e torque, uma transmissão inédita de 11 marchas e capacidade para fazer 42,7 km/l de gasolina.

O carro foi apresentado em São Paulo pela Caoa Chery e já está em pré-venda por R$ 269.990, considerado um preço competitivo para sua categoria. O fabricante ainda não disponibilizou o Tiggo 8 para test drive, pois seu lançamento ocorrerá somente em agosto, mas ele já demonstrou que elevará ainda mais o patamar tecnológico da marca sino-brasileira.

O novo Tiggo 8 Pro é o primeiro veículo híbrido plug-in a contar com dois motores elétricos, o que possibilita a entrega de mais potência ao modelo, além de mais economia. O motor a combustão interna deste modelo não é o 1.5 turbo a gasolina. A potência combinada dos três motores é de 317 cv. O torque combinado é de 555 Nm. Além dos três motores, o Tiggo 8 Pro estreia um câmbio automático de 11 marchas especialmente desenvolvido para carros híbridos plug-in.

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid
Foto: Caoa Chery / Divulgação

Segundo a Caoa Chery, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid é capaz de fazer 42,7 km/l de gasolina. Além disso, o SUV da categoria D (grande) tem autonomia elétrica de 77,6 km e acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.

A Caoa Chery tem ambições para o Tiggo 8, tanto que apostou alto na tecnologia e ainda conseguiu manter um preço competitivo. Em relação ao Jeep Compass 4xe, por exemplo, o Tiggo 8 Pro PHEV é R$ 80 mil mais em conta, embora seja de uma categoria maior (no porte). Inicialmente, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid virá importado da China, mas a partir de dezembro começará a ser produzido na fábrica da Caoa Montadora em Anápolis (GO).

Os dois motores elétricos do Tiggo 8 Pro podem ser de tração ou de regeneração de energia elétrica. Um dos motores elétrico tem 75 cv e 170 Nm e o outro tem 95 cv e 165 Nm. O motor a combustão interna tem 147 cv de potência e 220 Nm de torque. Para dar conta da potência combinada de 317 cv e do torque combinado de 555 Nm, a Caoa Chery utilizou o novo câmbio DHT (Dedicated Hybrid Transmission).

O novo Tiggo 8 Plug-In Hybrid tem uma bateria de íons de lítio de 15 kWh e 350V com 96 células e 54 Ah. Ela pesa 134 kg. O carregamento de energia é feito por conector Type 2 e leva 3 horas para receber carga total na parede ou 6 horas para ser carregado na tomada de 220V. O carro também é equipado com sistema start-stop e foi desenvolvido no Brasil.

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid
Foto: Caoa Chery / Divulgação

O carro tem nove modos de funcionamento do sistema elétrico, três níveis de regeneração de energia, dois modos de potência (puro elétrico ou híbrido) e dois modos de condução (normal e sport). “Esse carro acaba com o mito de que não se consegue ter alto desempenho e economia ao mesmo tempo”, disse Celso Rabello, engenheiro de motores da Caoa Chery.

O Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid estreia também a nova grade no formato Diamond com detalhes cromados, já tradicional na família Pro. Há também novos para-choques dianteiros e traseiros, novos faróis em LED e faróis de neblina, além de indicadores de direção dinâmicos. As rodas também ganharam novo design, exclusivo para essa versão.

No interior, o destaque fica por conta da tela de 24,6" que integra o painel de instrumentos e a multimídia. O controle do ar-condicionado também é por meio de uma tela tátil colorida de 8". O banco do motorista, que já contava com seis ajustes elétricos, passa a ter também ajuste lombar e memória. O novo sistema de som é premium da Sony.

O Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid será vendido nas cores branco e preto metálico. A garantia é de 8 anos para o sistema de propulsão elétrico (bateria e motores elétricos), 5 anos para motor a combustão e transmissão (conjunto mecânico) e de 3 anos para o veículo.

Na parte de segurança, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid traz uma extensa lista de equipamentos da tecnologia Adas (Sistema Avançado de Auxílio à Condução). Isso coloca a Caoa Chery num novo patamar no que diz respeito à segurança veicular. Além dos mais de 10 itens que a versão a combustão já trazia, o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid acrescenta:

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid
Foto: Caoa Chery / Guia do Carro

ACC – Adaptive Cruise Control: piloto automático que controla a distância do veículo à frente, acelerando e freando conforme necessário;

AEB – Autonomous Emergency Brake: função que ativa automaticamente os freios quando há risco de colisão, a partir da detecção de animais, pedestres e ciclistas; 

FCW – Front Collision Warning: sistema em que, quando há possibilidade de uma colisão com o veículo à frente, emite um alerta sonoro e visual para auxiliar o condutor;

TJA – Traffic Jam Assist: função “Stop&Go” utilizada em congestionamentos;

ICA – Integrated Cruise Assist: sistema que integra funcionalidades ADAS auxiliando e proporcionando mais segurança ao condutor;

LDW – Lane Departure Warning: Sinal sonoro e de vibração no volante caso o condutor mude de faixa sem acionar a seta;

LDP – Lane Departure Prevention: Auxilia na manutenção do veículo dentro da faixa;

IHC – Intelligent Headlamp Control: Controla o farol automaticamente alterando entre farol alto e baixo de acordo com os veículos que transitam no sentido contrário;

AFS – Sistema adaptativo de luzes dianteiras: Otimiza a distribuição do faixo luminoso dos faróis. Dependendo da velocidade, a luz é direcionada para melhorar a visibilidade em curvas.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade