Novo Chery Tiggo 9 está pronto na China e será um anti-Volvo
Novas imagens oficiais do Chery Tiggo 9, acima do Tiggo 8, revelam que o SUV de luxo está pronto para lançamento em maio
Se a Caoa Chery quiser lançar um SUV de luxo acima do Tiggo 8, esse carro já existe e está pronto: trata-se do novo Tiggo 9, que teve mais fotos reveladas na China. O Chery Tiggo 9 mostra que a marca chinesa tem pretensões de brigar num segmento ainda mais sofisticado, como alternativa aos SUVs da Volvo e da Audi.
De acordo com as informações disponíveis na mídia, o Chery Tiggo 9 terá 4,92 m de comprimento (contra 4,72 m do Tiggo 8), 1,93 m de largura (contra 1,86 m), 1,69 m de altura (contra 1,74 m) e 2,82 m de entre-eixos (contra 2,71 m). Serão medidas próximas às do Volvo XC90, que é o principal alvo do Tiggo 9.
O design do Chery Tiggo 9 impressiona. A enorme grade dianteira reforça o porte do carro. Há 14 frisos verticais, destacados para fora da linha frontal, que se completa com dois conjuntos de faróis largos na vertical e bem estreitos na horizontal. A coluna D, traseira, traz elementos de design que dão um aspecto futurista ao SUV. As maçanetas das portas são embutidas.
A traseira tem um elemento luminoso juntando as duas lanternas, também finas, com a nomenclatura Chery no meio. Visto de lado, o Tiggo 9 lembra um pouco o aspecto do Range Rover Evoque, com o teto em queda, flutuante, e a linha de cintura ascendente. As rodas são de 20” com belo desenho.
Segundo o site Motor1, o Chery Tiggo 9 terá inicialmente motor 2.0 turbo com 260 cv de potência e 389 Nm de torque. Os clientes poderão optar pela tração integral, bem como por futuras versões híbridas completas (HEV) ou plug-in (PHEV). O Tiggo 8, da Caoa Chery, tem motor 1.5 turbo e dois motores elétricos.
A Caoa Chery não se manifestou sobre a possível importação do Tiggo 9 para o Brasil. Mesmo que ocorra, dificilmente haverá tempo de preparar o carro para 2023, pois o novo SUV nem sequer foi lançado na China. Como a Caoa faz vários testes locais para adaptar o modelo ao gosto brasileiro, e isso leva tempo, o Tiggo 9 pode ser uma opção mais viável para 2024.
