WhatsApp agora permite proteger IP em chamadas; veja como ativar o recurso
O WhatsApp liberou mais um recurso para a proteção da privacidade dos usuários. O aplicativo da Meta agora permite que os usuários ocultem o endereço IP ao fazer ligações por meio do aplicativo.
"Este novo recurso fornece uma camada adicional de privacidade e segurança voltada para nossos usuários mais preocupados com a privacidade", disse o WhatsApp, em postagem no blog oficial.
Com o IP, pessoas mal intencionadas podem descobrir não só o provedor de internet do usuário, mas também o endereço. O mensageiro retransmite chamadas pelos próprios servidores ou estabelecendo uma ligação direta, ponto a ponto. Isso varia dependendo das condições de rede.
A ligação direta oferece maior qualidade, mas acaba permitindo que os endereços IP dos dispositivos sejam identificados entre os usuários.
"Se você é uma pessoa que tem uma preocupação ainda maior com sua privacidade, é possível optar por proteger seu endereço de protocolo de internet (endereço IP) nas chamadas do WhatsApp", diz a publicação do app.
Com o novo recurso, o mensageiro vai retransmitir as chamadas pelos servidores.Ligações em grupo já são assim por padrão."A qualidade da chamada pode ser afetada por essa configuração.
"As chamadas do WhatsApp são protegidas com a criptografia de ponta a ponta. Ninguém pode ouvir o conteúdo delas, nem mesmo o WhatsApp", conclui a publicação.
Veja como proteger seu endereço IP em chamadas do WhatsApp
- Abra o aplicativo WhatsApp e vá até Configurações.
- Lá, clique em Privacidade.
- Em seguida, selecione a opção Configurações Avançadas.
- Ative a opção Proteger endereço IP nas chamadas.
Além da proteção do IP, o WhatsApp também liberou, em junho deste ano, o bloqueio de ligações de desconhecidos. A função impede ataques cibernéticos sofisticados e spyware.
"Proteger a privacidade e a segurança do usuário é absolutamente necessário para que o WhatsApp cumpra sua missão de permitir a comunicação privada para o mundo. Esses novos recursos de segurança combinam-se com muitas outras proteções para manter as pessoas seguras no WhatsApp", concluiu a publicação do mensageiro.