Um "Roomba" para limpar rios: o barco lançado pela Barragem das Três Gargantas na China
Tem autonomia para percorrer 150 quilômetros limpando o rio. Na estação chuvosa, pode ser usado como transporte de mercadorias.
O mundo está imerso na eletrificação de sua rede de transportes . É uma parte vital do plano de redução de emissões e, embora os carros desempenhem um papel importante, há um setor que não pode ser negligenciado: o transporte marítimo. A maior parte do comércio global atravessa os oceanos e, há anos, temos visto projetos como o cargueiro Yara Birkeland ou balsas conectando portos. E essa eletrificação marítima é crucial na China.
A descarbonização é parte fundamental das estratégias de curto prazo da China e, embora já vejamos resultados há anos, não é suficiente. Como país líder na produção de baterias e na eletrificação de carros, invadir os mares era o próximo passo lógico. Há vários projetos em andamento, mas, curiosamente, um dos mais impressionantes, devido à sua versatilidade, é o primeiro navio de limpeza totalmente elétrico.
Este navio pertence à China Three Gorges Corporation, empresa que administra a imponente Barragem das Três Gargantas e também possui departamentos dedicados à pesquisa de tecnologias renováveis. A embarcação tem uma dupla missão: limpar os detritos flutuantes dos rios e, durante as cheias, ser usada como embarcação de transporte ao longo do Rio Yangtze.
Suas principais características são as seguintes:
- Tem 82 metros de comprimento.
- Velocidade de 18 km/h e baterias de 4.000 kWh.
- Tem uma autonomia de 150 quilômetros por carga.
- Espera-se uma economia de 253,4 toneladas de diesel por ano.
- Isso também representa uma redução de 842,4 ...
Matérias relacionadas
O maior aeroporto do mundo está sendo construído - uma aerotrópole para 185 milhões de passageiros
Por que Álex Palou não quer ir para a F1? Os números nos EUA explicam