TV 3.0 vai deixar a TV aberta com cara de serviço de streaming
TV 3.0 vai proporcionar imagem em resolução 4K, som imersivo e interatividade gratuita para TV aberta
A televisão brasileira está prestes a viver uma nova revolução tecnológica. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (27), o decreto que regulamenta a chamada TV 3.0, também conhecida como DTV+. O novo sistema deve começar a funcionar já a partir de 2025 em fase experimental e, até 2026, estará presente em todas as capitais, ao menos parcialmente.
Na cerimônia de assinatura, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou que a novidade representa "um passo forte para tornar o Brasil soberano na tecnologia". Já o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, ressaltou que ninguém será obrigado a trocar antenas de imediato. O atual sistema seguirá em funcionamento durante um período de transição, e os canais continuarão gratuitos e acessíveis. A seguir, entenda mais sobre essa novidade no Brasil.
O que é a TV 3.0?
Mas afinal, o que é essa tal TV 3.0? A TV 3.0 é a nova geração da televisão digital aberta no Brasil, que vai substituir gradualmente o sistema em uso desde 2007. O grande diferencial desta TV está na combinação entre transmissão gratuita e recursos interativos conectados à internet. Isso significa uma maior qualidade de imagem e som, além de novas formas de interação com o conteúdo.
A seguir, veja as principais características da TV 3.0:
- Quando e onde vai funcionar? A implantação da TV 3.0 será gradual, com início em 2025 nas cidades de São Paulo e Brasília. Até a Copa do Mundo de 2026, todas as ...
Matérias relacionadas
Agora sabemos de onde a China obtém os chips de IA que os EUA lhe negam: no mercado de segunda mão
Esta loja ficou 16 anos "parada no tempo" e vende placas de vídeo antigas