"Três sóis" aparecem no céu do Piauí; entenda fenômeno raro
Visual ocorre por causa da refração da luz solar em cristais de gelo presentes na atmosfera, geralmente em nuvens
Moradores do litoral do Piauí presenciaram na terça-feira (22) o aparecimento de "três sóis" ao mesmo tempo no céu. Não se trata de um filme de ficção científica, mas de um parélio, fenômeno raro em que a reflexão da luz solar cria uma ilusão de ótica nas alturas.
Também chamado de "falso sol", e fenômeno ocorre quando dois pontos de luz, geralmente dois, aparecem de cada lado do Sol, inseridos em um halo luminoso, conhecido como "círculo parélico".
Essas manchas de luz situam-se aproximadamente a 22° à esquerda e à direita do Sol. O parélio não é exclusivo de uma região ou estação específica, podendo ocorrer em qualquer lugar do mundo, embora sua visibilidade varie.
O visual ocorre por causa da refração da luz solar em cristais de gelo presentes na atmosfera, geralmente em nuvens. Essas pequenas partículas atuam como prismas, refletindo a luz solar e criando os "outros sóis" visíveis aos lados do Sol original.
Em junho, um fotógrafo chamou atenções nas redes sociais por conseguir caputrar um conjunto de arcos luminosos similares no céu da Irlanda. Veja o registro: