Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tecnologias reforçam a segurança em grandes shows de música e evitam tragédias

Câmeras com sensores térmicos e inteligência artificial podem ser algumas das opções para tornar eventos de grande porte mais seguros

22 nov 2023 - 15h14
(atualizado em 22/11/2023 às 10h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Ana Clara Benevides
Ana Clara Benevides
Foto: Reprodução/Instagram/@acbenevidesm / Estadão

A morte de uma fã de Taylor Swift no estádio Nilton Santos (ou Engenhão), no Rio de Janeiro, na sexta-feira (17), reacendeu no Brasil o debate sobre a segurança em eventos de grande porte.

Ana Clara Benevides, uma jovem matogrossense de 23 anos, passou mal por conta do forte calor na cidade, com termômetros que marcavam 40ºC e uma sensação térmica de 60ºC. A causa apontada para a morte foi uma parada cardiorrespiratória. 

Fãs, celebridades e autoridades fizeram manifestações online pedindo que a empresa que organizou o evento, a Time For Fun (T4F), fosse responsabilizada legalmente por não ter deixado o público entrar com água no local, tampouco distribuiu para quem estava nas filas.

Em paralelo, muito se discute sobre as medidas a serem tomadas para que shows de grande porte sejam mais seguros, tanto para o público quanto para os artistas.

Como escolher câmera fotográfica? Como escolher câmera fotográfica?

Tecnologias 

Uma das tecnologias mais promissoras é a inteligência artificial (IA), que pode ser usada para monitorar o público em tempo real, identificando situações de risco, como aglomerações, tumultos ou casos de violência, segundo a Associação Internacional de Chefes de Polícia (IACP). 

A IA já é usada nos eventos do Super Bowl e no Tomorrowland, por exemplo. Também pode ser empregada para detectar pessoas com problemas de saúde, como convulsões ou crises alérgicas.

Câmera térmica é capaz de medir a temperatura corporal
Câmera térmica é capaz de medir a temperatura corporal
Foto: intelbras

Outra tecnologia do gênero são as câmeras térmicas, usadas para detectar pessoas que estão passando mal, como aquelas que estão com febre ou com problemas de respiração.

Durante a pandemia da covid-19, a empresa de câmeras de segurança Platinum CCTV anunciou uma câmera de segurança com sensor de temperatura corporal projetada para ajudar a proteger e identificar os infectados pelo vírus, pré-selecionando rapidamente os indivíduos antes de entrarem nas instalações.

Há ainda sistemas de monitoramento de temperatura e umidade, que podem identificar as condições climáticas no local do show e pontuar situações de risco, como calor extremo ou falta de ar.

Aparelho pode medir a umidade do ar
Aparelho pode medir a umidade do ar
Foto: testo

Outras medidas são ainda mais simples, aumentando a equipe médica e policiamento dentro dos eventos, como já ocorre em festivais como o Coachella, nos EUA, que ficam patrulhando os espaços ocupados pelo público para antecipar situações de saúde e violência.

Ainda que as tecnologias não substituam a necessidade de medidas tradicionais, como a presença de seguranças e equipe médica, elas podem ser um complemento importante para essas medidas, ajudando a tornar o evento mais seguro para todos.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade