Steve Jobs reencontrou irmã biológica mas não procurou o pai
Steve Jobs conheceu sua irmã biológica, Mona Simpson, apenas depois de adulto, quando a escritora o convidou para a festa de lançamento de um de seus livros, Qualquer Lugar Menos Aqui. O cofundador da Apple sempre tentou manter sua vida pessoal longe da atenção da imprensa e dava entrevistas apenas no contexto do lançamento de novos produtos, raramente falando apenas sobre sua vida.
Mas, o que se sabe é que Jobs foi adotado quando era bebê e, depois de adulto, começou a procurar informações sobre seus pais biológicos. Foi quando entrou em contato com a escritora Mona Simpson. Ela é uma escritora de sucesso e o livro Qualquer Lugar Menos Aqui foi adaptado para o cinema, em um filme estrelado por Susan Sarandon, chamado Em Qualquer Outro Lugar.
Uma das obras de Simpson parece ser diretamente inspirada na vida de seu irmão mais famoso. O livro A Regular Guy (Um Cara Comum", em tradução livre) conta a história de um jovem empreendedor que abandona a universidade para fundar um novo tipo de negócio, a partir da garagem da casa dos pais. O retrato no livro nem sempre é favorável, já que a obra também mostra como o personagem reage ao descobrir que teve uma filha de um relacionamento antigo. Jobs se casou com sua atual esposa, Lisa, em 1991 e o casal tem três filhos, mas ele também tem uma filha de um outro relacionamento.
Mesmo assim, Jobs sempre disse que tem um ótimo relacionamento com Simpson. "Somos família", disse, a respeito de sua irmã biológica, em uma entrevista ao jornal The New York Times. "Ela é uma das minhas melhores amigas no mundo. Eu ligo para ela e conversamos com frequência", continuou. Já o pai biológico, o fundador da Apple preferiu manter afastado de sua vida.
Distância
Jobs foi criado por seus pais adotivos, Paul e Clara Jobs, na cidade de Cupertino, Califórnia, que acabaria abrigando o quartel-general da Apple. Os pais biológicos são Abdulfattah Jandali, um imigrante sírio, e Joanne Simpson. Como Joanne e Jandali não eram casados quando Jobs nasceu, ela entregou a criança para adoção e Jandali alega que não sabia o que ela tinha feito na época.
Mais tarde ela teve outra filha, Mona Simpson, também com Jandali. Em uma entrevista ao jornal New York Post em agosto, logo depois de Jobs renunciar ao cargo de diretor-executivo da Apple para cuidar da saúde, Jandali afirmou que gostaria de ter mais contato com o filho, mas que ele não tomaria a iniciativa de procurar Jobs.
Steve Jobs morre aos 56 anos
O cofundador e ex-presidente do conselho de administração da Apple morreu nesta quarta-feira aos 56 anos, vítima de um câncer no pâncreas que vinha tratando desde 2003. Perfeccionista, criativo, inovador e ousado, ele ajudou a tornar os computadores mais amigáveis e revolucionou a animação, a música digital e o telefone celular. Jobs marcou o mundo da tecnologia ao apresentar produtos como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. Afastado da empresa desde 17 de janeiro para cuidar da saúde e sem prazo para voltar, o executivo renunciou ao cargo em 24 de agosto. "Sempre disse que, se chegasse o dia que eu não pudesse mais cumprir minhas funções e expectativas como CEO da Apple, seria o primeiro a informar. Infelizmente, esse dia chegou", dizia a nota à época.
A saúde de Jobs virou notícia em 2004, quando ele anunciou que passara por uma cirurgia para remover um tipo raro de câncer pancreático, diagnosticado em 2003, e que a operação fora bem-sucedida. Depois, em 2009, Jobs fez um transplante de fígado e ficou afastado da companhia que fundou ao lado do engenheiro Steve Wozniak por vários meses. Mesmo com as licenças, Jobs continuou ativo na tomada de decisões da empresa, chegando se reunir a portas fechadas com o presidente americano, Barack Obama, em fevereiro, e lançar o iPad 2, em março, surpreendendo ao subir ao palco para apresentar o produto.
Detalhes do estado de saúde de Jobs sempre foram um mistério. Uma fotografia que mostrava o executivo muito magro e com aparência debilitada (sobre a qual recaíram suspeitas de manipulação) foi publicada pelo site americano de celebridades TMZ dois dias após ele ter deixado o cargo de presidente-executivo da Apple. Em fevereiro, Jobs foi fotografado pelo jornal americano The National Enquirer na mesma clínica onde o ator Patrick Swayze, morto em setembro de 2009, recebeu tratamento para câncer de pâncreas.