Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sol tem "tornado de fogo" seis vezes o tamanho da Terra; veja

Fenômeno faz parte de uma série de atividades intensas observadas recentemente no Sol, de acordo a agência espacial

3 dez 2024 - 11h07
(atualizado em 3/1/2024 às 16h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Nasa registrou tornado solar de milhares de quilômetros de altura
Nasa registrou tornado solar de milhares de quilômetros de altura
Foto: Nasa/SpaceWeather

Um tornado no Sol liberou uma nuvem de gás quente de aproximadamente seis vezes o tamanho da Terra na quinta-feira (28), segundo informações captadas pelo Observatório de Dinâmica Solar da Nasa.

O fenômeno faz parte de uma série de atividades intensas observadas recentemente na estrela gigante, de acordo a agência espacial. As imagens foram divulgadas pela página spaceweather.com.

O termo "tornado solar" é utilizado popularmente para descrever esse estrutura inusitada, mas detalhes sobre a sua formação ainda são incertos.

Ao portal Business Insider, Mathew Owens, professor de física espacial, disse que o fenômeno pode estar relacionado a campos magnéticos intensos e sua interação com o plasma solar. 

"O que estamos vendo aqui é o filamento da coroa polar (PCF). Um filamento é um enorme estreitamento magnético retorcido que fica acima da superfície do Sol, às vezes por meses", comentou.

A nuvem de gás, embora não represente uma ameaça direta para a Terra, é indicativo de estado de inquietação do Sol.

Veja vídeo

Tornado Solar

Especialistas apontam que estamos nos aproximando de um pico de atividade solar, um ciclo que ocorre aproximadamente a cada doze anos, caracterizado pelo aumento de explosões, manchas, labaredas e tempestades na superfície da estrela.

A marcação do ciclo é estimulada pela inversão dos polos solares. Espera-se que o pico desta atividade ocorra no próximo ano — o que desperta o interesse de cientistas, já que tempestades solares poderosas, apesar de raras, podem afetar redes elétricas e sistemas de comunicação na Terra.

O aumento da atividade solar pode também aumentar os riscos para astronautas em missões espaciais, como a exposição a níveis elevados de radiação. Este fator é de particular interesse para agências espaciais que planejam missões, como a Nasa, que tentará nos próximos anos, com as fases 2 e 3 da missão Artemis, levar astronautas à Lua.

Este planeta se parece com plutão e tem "superfície igual queijo" Este planeta se parece com plutão e tem "superfície igual queijo"

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade