Se você vê barras de energia sobre a cabeça das pessoas, não está alucinando: é um fenômeno comum e se chama GTP
Às vezes, você enxerga a realidade como se fosse por uma mira telescópica de videogame ou aperta botões de controles que não existem? É mais comum do que você pensa
Você se lembra de quando, anos atrás, circulavam histórias que costumavam ser consideradas lendas urbanas sobre sonhos em que jogávamos Tetris ou DOOM, tão reais que, às vezes, chegavam a se confundir com momentos de vigília? Esse fenômeno chegou a receber um nome, Efeito Tetris, e as novas gerações de jogos e aplicativos, cada vez mais sofisticados e realistas, levaram esse fenômeno um passo adiante: depois do Efeito Tetris, chega o GTP.
O que é o GTP?
É sigla de Game Transfer Phenomena, ou seja, Fenômeno de Transferência de Jogo, e consiste em uma série de experiências involuntárias que os jogadores têm após sessões intensas de jogo, em que elementos dos videogames (desde imagens e sons específicos até aspectos como inventários de itens) se sobrepõem às nossas percepções da vida real. As características dessa condição foram descritas pela primeira vez há cerca de uma década por Angelica Ortiz de Gortari em uma tese de doutorado.
A inspiração dela foi sua própria experiência: visualizar produtos em um supermercado como se estivesse usando uma mira telescópica de videogame.
Os sintomas são muito variados: percepções visuais (ver barras de vida ou o HUD do jogo) e auditivas (trilha sonora, efeitos especiais), impulsos automáticos (executar movimentos condicionados, como apertar botões), pensamentos recorrentes e comportamentos inspirados em videogames (falar involuntariamente com jargões de jogos específicos), sensações táteis e cinestésicas (sentir o controle nas mãos ...
Matérias relacionadas