Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rússia quer apoio da Apple para conseguir bloquear o uso do Telegram

28 mai 2018 - 17h07
Compartilhar
Exibir comentários

Oferecendo serviços de comunicação protegidos por criptografia, o Telegram se recusou a oferecer o acesso de backdoor ao Serviço de Segurança Federal (FSB) da Rússia e ganhou a antipatia da nação, que afirma que o serviço permite a atuação de organizações criminosas e extremistas. Após a recusa de cooperação por parte do Telegram em abril, a Rússia iniciou uma proibição nacional do uso do aplicativo.

Rússia Telegram
Rússia Telegram
Foto: Canaltech

O problema é que o Kremlin só conseguiu interromper cerca de 15% a 30% das operações do Telegram, de acordo com o Roskomnadzor, a agência de fiscalização da Rússia. Para conseguir maior sucesso no bloqueio, o país está pedindo ajuda da Apple.

A agência entrou em contato com a Maçã e exigiu que a empresa exclua o aplicativo da App Store para os usuários russos, além de bloquear as notificações push do Telegram nos seus dispositivos. A Apple tem o prazo de um mês para responder às exigências da Roskomnadzor. "Enviamos uma carta juramentada e aguardamos sua resposta legal", disse o diretor da Roskomnadzor, Alexander Zharov. "A Apple, como outras companhias transnacionais, é uma empresa com um alto nível de burocracia, e esperamos a resposta dentro de um mês".

Quando questionado sobre possíveis sanções que poderão ser tomadas, caso a Apple descumpra as exigências do Kremlin, Zharov respondeu: "Por enquanto, eu não gostaria de prever novas ações".

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade