Querer é poder: a China ergueu um edifício de 10 andares em 29 horas em 2021
Industrialização, blocos de aço pré-fabricados e uma sincronização foram o segredo para revolucionar a arquitetura e, quem sabe, solucionar o problema da moradia
Há quem pense que uma solução para o problema da moradia seja construir mais, mas isso inevitavelmente exige tempo. Diante dessa necessidade, alguns recorrem às casas pré-fabricadas, cuja aquisição e montagem são mais ágeis em comparação às construções tradicionais. Mas o que a China fez está simplesmente em outro nível.
O país asiático está revolucionando a arquitetura com construções expressas bastante distantes dos modestos módulos pré-fabricados aos quais estamos acostumadas. Em Changsha, foi erguido um edifício residencial de 10 andares em menos de 29 horas apenas com materiais pré-fabricados.
Esse edifício da Broad não é novo — na verdade, data de 2021 —, mas, cinco anos depois, ainda deixa de boca aberta pela sincronização e velocidade de execução. Obviamente, contar com bastante pessoal e três guindastes ajuda, mas o verdadeiro diferencial é que essa foi uma construção modular do tipo off-site. Ou seja: grande parte da obra veio da fábrica (a manufatura lá levou 15 dias) e depois bastou montar as peças.
Transferir uma obra dessa envergadura para uma fábrica tem suas vantagens, já que se trata de um ambiente controlado e não ao ar livre. A empresa chinesa trabalha há anos com estruturas de aço pré-fabricadas no tamanho ISO de um contêiner de transporte padrão (12,19 metros × 2,44 metros × 3 metros), de modo que podem ser levadas até o local da obra sem problemas por caminhões. Além disso, elas podem ser montadas para cima e para os lados conforme a necessidade. O ...
Matérias relacionadas
A escassez de energia para a IA é um problema para os EUA? Os dados dizem o contrário