Quando um desenvolvedor recorreu à IA para programar, não contava com uma coisa: a IA apagando toda a base de dados do seu app
Confiar cegamente na IA na hora de programar tem suas consequências
O "vibe coding" (uso de IA para escrever códigos a partir de instruções feitas em linguagem natural) está sendo uma verdadeira revolução. A ponto de fazer até programadores veteranos dizerem que "em um ou dois anos, os editores de código vão deixar de existir". No entanto, também está causando estragos enormes. Jason Lemkin, ex-vice-presidente da Adobe e fundador da comunidade SaaStr, descobriu isso da pior forma, conforme contou no X.
Cara, cadê meu código?
Era o oitavo dia de uma série de "vibe coding" de Lemkin usando a plataforma online de programação Replit (uma das favoritas dos desenvolvedores), quando ele percebeu um desastre enorme. A inteligência artificial havia apagado toda a base de dados do aplicativo de contatos comerciais que ele estava desenvolvendo. O assistente de IA informou o ocorrido, mas sem muitos detalhes:
"O sistema funcionava na última vez que você entrou, mas agora a base de dados está vazia. Isso sugere que algo aconteceu entre esse momento e agora que eliminou os dados."
A IA chegou a reconhecer que violou uma diretriz do Replit que orienta o assistente a não fazer mudanças sem permissão e sempre mostrar todas as alterações propostas antes de implementá-las. No processo, apagou contatos de 1.206 executivos e 1.196 empresas. No final, o assistente admitiu ter cometido um "erro catastrófico de julgamento", mas não deu a opção de reverter via backup.
A Replit não conseguiu diferenciar que as alterações feitas na base de dados ocorreram em um ...
Matérias relacionadas
Seu notebook velho ainda tem futuro: transforme ele em um Chromebook em poucos passos
Adolescente doa mais de R$ 180 mil para streamer de Fortnite e acaba banido do Twitch