O que são os óculos no Instagram; usuários ficaram perdidos com a novidade
Símbolo na plataforma apareceu 'da noite para o dia' e confundiu usuários
Já viu o novo ícone dos óculos no Instagram? Usuários relataram que a ferramenta apareceu "da noite para o dia", o que deixou muita gente confusa.
Apesar do espanto, a função está disponível desde 2023. O ícone faz parte de uma integração entre a rede da Meta e a Ray-Ban, na qual originou o Ray-Ban Meta Glasses.
O gadget serve como um aliado para criadores de conteúdo gravarem a rotina e postá-la. A câmera integrada ao dispositivo é discreta, além de ser ágil na hora de fazer o upload de conteúdos.
Por isso, quando alguém faz esse processo, o Instagram coloca uma marca d'água - com desenho dos óculos - sob o nome de perfil do usuário.
Com os óculos inteligentes da empresa é possível gravar e postar Stories. Além disso, o dispositivo responde a comandos de voz e faz traduções em tempo real (entre inglês, francês, italiano e espanhol). O WhatsApp também oferece suporte ao dispositivo.
Mark Zuckerberg, inclusive, já fez demonstrações do produto, que está na segunda geração. Até agora a gigante não divulgou os números de vendas, mas a empresa de análise de dados IDC estima que mais de 700 mil unidades já foram vendidas. Isso representa 73% de cota de mercado no segmento. Os óculos, no entanto, não estão à venda no Brasil, embora exista expectativa de que isso possa mudar em breve.
Por enquanto, é esperado que uma nova geração de Ray-Ban Meta Glasses, chamada Hypernova, seja lançada ainda em 2025. As projeções indicam que o dispositivo custará cerca de US$ 800 e faça projeções na lente ou hologramas, além de entender gestos manuais.