O fantasma do Google Glass: 10 anos após fracasso, gigante confirma novos óculos com Gemini e Android XR
Google detalha futuro do Android XR, amplia recursos do Galaxy XR e anuncia parceria com Samsung, Gentle Monster e Warby Parker para lançar novos óculos inteligentes em 2026
A cada nova conferência, o Google tenta enterrar — ou exorcizar — o fantasma do Google Glass. E, dez anos depois do colapso comercial do projeto, a gigante enfim admite, com todas as letras (e telas): óculos inteligentes vão voltar. E não só voltar — vão chegar com Gemini integrado, dois formatos distintos e prontinhos para disputar espaço no seu rosto ao longo de 2026.
Durante o Android Show: XR Edition, a empresa apresentou um panorama mais amplo do Android XR, plataforma que nasceu para organizar a estratégia de realidade estendida do Google e, claro, mostrar que o Galaxy XR — lançado com a Samsung no mês passado — é só o começo. O evento também serviu para apresentar novos recursos do headset e mostrar oficialmente parceiros que estão construindo dispositivos XR que vão muito além de um gadget volumoso na sala.
O headset Galaxy XR, por exemplo, está ganhando uma atualização que começa a pintar um ecossistema mais prático. O destaque é o PC Connect, que permite puxar a tela do seu PC Windows para dentro do óculos e usá-la lado a lado com apps do Google Play. A promessa é simples: transformar uma mesa apertada em um escritório flutuante — e, por consequência, permitir que você jogue no PC sem depender de um monitor físico. Tudo isso já está disponível em beta.
Outra novidade é o travel mode, feito para transformar aquele voo apertado em um cinema particular ou estação de trabalho mais estável, mesmo quando o avião balança. E, para não desaparecer do mundo real no meio de uma ...
Matérias relacionadas