Script = https://s1.trrsf.com/update-1747233309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O colapso demográfico do Japão teve um efeito inesperado na Europa: inseriu um gigante na sua indústria cervejeira

A cervejaria Asahi vem se expandindo internacionalmente em busca de mercados além do Japão. Se olharmos para o mercado japonês, desde 1995 ele vem se contraindo a um ritmo de 1 a 2% ao ano.

15 abr 2025 - 15h10
(atualizado em 16/4/2025 às 08h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

As origens do que hoje é o Asahi Group remontam ao Japão do final do século XIX, mas grande parte do seu futuro passa pelo Ocidente — e, mais especificamente, pela Europa. E isso faz bastante sentido. O grupo cervejeiro não está alheio à grave crise demográfica que seu país enfrenta, o que resulta em um mercado local enfraquecido e na necessidade de olhar além dos bares e izakayas japoneses.

Agora, após anos de investimento e expansão, a cervejaria fatura bilhões de dólares no Velho Continente, seu maior mercado depois do Japão, representando mais de 25% de suas vendas.

De certa forma, a crise de natalidade japonesa levou a Asahi a se tornar uma figura de destaque no setor cervejeiro europeu — um mercado onde não é fácil conquistar espaço.

Um avanço silencioso

A notícia foi destacada há alguns dias pela Fortune, com base nos balanços da própria companhia japonesa: de forma discreta e sem alarde, a Asahi se tornou um dos grandes nomes da indústria cervejeira na Europa. E isso tem seu valor.

Primeiro, porque as origens do que hoje é o conglomerado Asahi Group estão bem distantes, no Japão. Segundo, porque, embora já tivesse alcançado sucesso em seu país, não é fácil ganhar terreno no mercado europeu.

O que dizem os números?

Os balanços do Asahi Group mostram que, em 2024, a empresa registrou uma receita total de 5,4 bilhões de dólares na Europa — quase 27% do total. Esses dados colocam o continente como seu s

Veja mais

Matérias relacionadas

O espaço deixou de ser uma questão de dois com a chegada da China, por isso os EUA elaboraram um plano de guerra para garantir: "fogo espacial"

A crítica já não é mais apenas contra quem usa plástico, mas também contra quem o recicla: a maior parte do plástico não é reciclável

Os EUA detectaram um objeto no espaço com comportamento estranho; eles também localizaram a fonte que o libertou: a Rússia

O CERN tem um plano muito ambicioso: quer derrubar a Teoria da Relatividade Especial de Einstein

Um millennial, um membro da geração X e um membro da geração Z trocaram seus smartphones por celulares básicos: apenas um deles gostou da experiência

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade