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MobizapSP | Como está o "Uber da prefeitura" um ano depois?

12 meses depois de seu lançamento, o MobizapSP ainda não consegue ser o rival do Uber que a prefeitura de São Paulo gostaria

27 mar 2024 - 09h30
(atualizado às 13h09)
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Lançado em março de 2023, o MobizapSP é um serviço de mobilidade da prefeitura de São Paulo bastante similar ao Uber e a 99. A plataforma oferece corridas a partir de um aplicativo e costuma se apresentar como mais barata para o passageiro e mais interessante financeiramente para o motorista do que suas rivais.

Foto: Divulgação/MobizapSP / Canaltech

O Canaltech falou com motoristas do "Uber da prefeitura de SP" e foi a fundo para entender como foram esses primeiros 12 meses do serviço. Será que a plataforma já pode ser considerada um oponente à altura dos principais nomes do mercado de transportes por aplicativo?

Difícil para os motoristas

O MobizapSP foi lançado oficialmente no dia 23 de março de 2023 e prometia ser uma alternativa mais justa para os motoristas, já que a ideia era repassar 89% do valor para quem dirigia. Além disso, o passageiro poderia conseguir corridas mais baratas por não haver a cobrança de tarifa dinâmica em horários de pico, algo presente nas rivais Uber e 99.

No entanto, a plataforma apresentou problemas de demora e poucas opções tanto para motorista quanto para passageiro. O Canaltech conversou com dois condutores que não querem ser identificados sobre o uso do serviço. O primeiro, um homem de 33 anos, apontou que o programa começou bem, mas que logo a demanda diminuiu bastante.

"Nos primeiros dias era bem fácil pegar viagem, mas uns dias depois a galera sumiu", comentou o motorista. "Hoje é difícil achar passageiro no app, nem sempre tem gente procurando viagem por ele, aí quando a gente acha, a viagem não vale muito a pena financeiramente", concluiu.

Segundo o MobizapSP, a taxa cobrada do motorista é fixa de 10,95% — uma das mais baratas do mercado. Para efeito de comparação, o Uber cobra entre 15% e 35%, enquanto o 99 garante que a taxa semanal nunca será maior que 19,99%.

Já para o segundo motorista ouvido pela reportagem, um homem na faixa de 40 anos que desistiu da opção e retornou a outros aplicativos de mobilidade, a iniciativa da prefeitura de São Paulo não deu certo.

"Ninguém nem lembra que tem o Mobizap. Tenho amigos que são motoristas faz tempo e nem ficaram sabendo do aplicativo", aponta o profissional. "Aí não adianta eu insistir em usar o negócio se vou perder tempo e podia estar ganhando dinheiro com as outras opções", finaliza.

A interface do Mobizap (Imagem:Captura de tela/Alveni Lisboa/Canaltech)
A interface do Mobizap (Imagem:Captura de tela/Alveni Lisboa/Canaltech)
Foto: Canaltech

Passageiro espera bastante

Em um sábado de testes para pegar alguma viagem com o MobizapSP, a espera chegou a ser de quase 30 minutos para uma viagem curta. Por outro lado, os concorrentes da plataforma ofereceram corridas em questão de minutos.

Questionado pelo Canaltech sobre o longo tempo, o serviço respondeu que o tempo levado não é o padrão.

"Estamos trabalhando com uma questão de oferta e demanda, então existe uma variação de região e horário, mas hoje o tempo de espera para achar um motorista é por volta de 5 minutos", destacou a empresa. "Nas regiões mais centrais da cidade esse tempo é ainda menor, devido ao volume de motoristas disponíveis na região. Mas estamos trabalhando a cada dia para melhorar ainda mais esse tempo em todas as regiões", concluiu.

A plataforma ainda destaca que nos primeiros 11 meses de operação, o MobizapSP realizou 130 mil corridas, com uma base de 284 mil passageiros e 70 mil motoristas cadastrados.

Baixa avaliação

Depois de um ano desde sua primeira viagem, o serviço de mobilidade da prefeitura de São Paulo não possui um nível satisfatório de avaliação nas lojas digitais.

Na Google Play Store, o aplicativo tem uma nota de 2,3/5 com quase 2 mil classificações. Há relatos de usuários que apontam uma demora em encontrar motoristas, apesar da melhora de interface e usabilidade após as reclamações. Além disso, pessoas apontaram um grande nível de dificuldade em cadastrar cartões de crédito ou débito no programa, o que as obriga a pagar a viagem em dinheiro.

Já na App Store, da Apple, há ainda uma quantidade menor de avaliações (cerca de 108), mas o app continua não sendo bem-visto. Sua classificação é de 2,6/5, com diversos comentários que apontam problemas na usabilidade, na localização e demora para achar uma viagem. Curiosamente, é comum encontrar frases que destacam a boa ideia e intenção do projeto.

No entanto, parece que o MobizapSP se tornou mais um bom conceito do que uma prática vantajosa para motoristas e passageiros.

Felizmente, há outros apps "tipo Uber" pelo Brasil, que vão desde o interior das cidades aos principais centros. É possível conhecer plataformas populares e outras nem tanto, mas assim como o aplicativo de mobilidade da prefeitura de São Paulo, todas valem a conferida.

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