PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Menu Iniciar do Windows 11 terá painel de widgets, indica vazamento

De acordo com vazamento, Windows 11 pode ganhar suporte a widgets num painel flutuante ao lado do menu Iniciar

10 mai 2024 - 04h06
(atualizado às 18h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O menu Iniciar do Windows 11 pode ser complementado com a presença de widgets numa atualização futura. Informações encontradas na build 26212 do sistema operacional no canal Canary indicam a chegada do recurso entre as opções de personalização dos PCs.

Foto: Windows/Unsplash / Canaltech

A novidade foi compartilhada pelo perfil @thebookisclosed no X (antigo Twitter) e consiste no seguinte: um painel lateral flutuante no menu Iniciar que seria preenchido com widgets de temperatura, resultados financeiros e outras opções do sistema. Além disso, o usuário poderia escolher em qual lado a barra ficaria posicionada.

A Microsoft não mencionou o recurso nas notas da atualização, o que pode ser um sinal de ferramenta ainda em desenvolvimento. Ainda não é possível apurar se a função também teria suporte aos componentes de aplicativos de terceiros nem se o painel tradiciona de widgets do sistema seria aposentado.

Maior personalização no Windows 11

De acordo com as imagens publicadas pela conta, os widgets são parecidos com os que ficam presentes na barra de tarefas — não são opções muito interativas, mas trazem alguns dados interessantes no dia a dia. 

A novidade seria bem-vinda pela comunidade que espera por mais opções de customização no sistema operacional: os widgets já apareceram no Windows 7, mas perderam espaço nas versões seguintes. Enquanto isso, o rival macOS se destaca por trazer uma barra lateral personalizável, e a Microsoft poderia se inspirar na interface.

Recentemente, a Microsoft foi alvo de polêmica ao inserir anúncios no menu Iniciar, mas existe um truque para desativar a opção nas configurações. 

Ainda em desenvolvimento

Quem quer experimentar o recurso no Windows ainda precisa esperar um pouco: a ferramenta sequer está em testes no canal Canary e precisou ser ativada manualmente pelo perfil que publicou as imagens. Logo, ainda é necessário aguardar a distribuição para os inscritos no programa Windows Insider antes de ver os widgets na versão final.

Ainda não há nenhuma confirmação, mas o ajuste visual poderia ser uma das novidades do Windows 11 24H2, a grande atualização anual do sistema da Microsoft, com lançamento previsto para o segundo semestre.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade