Meio-dia ou 6 da manhã? A lógica única do país onde o dia começa em horários diferentes do resto do mundo
Se você for para a Etiópia, é melhor conferir o horário duas vezes; entenda por que o dia começa com o nascer do sol
Na Etiópia, o relógio não obedece o padrão do resto do planeta. A hora não nasce à meia-noite e o ano não vira em janeiro. Lá, o tempo corre de uma forma diferente, pois segue os princípios da luz, da fé e da história. Para quem chega de outro país, isso pode render boas histórias, mas também alguns contratempos. Afinal, quando alguém diz "duas horas", isso pode significar seis da manhã. Ou seja: antes de marcar qualquer compromisso, cheque o relógio outra vez. A seguir, entenda como funciona essa forma singular de medir o dia e por que o calendário etíope também desafia o padrão mundial.
Entenda como funciona o horário na Etiópia
Diferentemente do resto do mundo, o horário na Etiópia flui de uma forma diferente. Isso porque o dia no país não começa meia-noite, mas ao amanhecer. Ou seja: eles se orientam em relação a partir da luminosidade do sol. Como o amanhecer e anoitecer acontecem quase sempre no mesmo horário ao longo do ano, os etíopes decidiram organizar o tempo a partir do nascer do sol, não da meia-noite. Funciona assim:
- Quando o sol nasce, por volta das 6h no padrão ocidental, os etíopes chamam esse momento de primeira hora do dia (0h);
- A contagem segue até completar 12 horas, quando o sol se põe;
- Depois disso, começa o ciclo noturno: mais 12 horas, novamente começando da "primeira hora da noite";
Na prática, existe uma diferença de seis horas entre o horário local etíope e o sistema usado internacionalmente:
- 7h da manhã do relógio internacional = 1h da manhã no...
Matérias relacionadas
Na Itália, os motoristas agora podem obter reembolso de pedágios por um excelente motivo