Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lenovo busca parceria com diversos modelos de IA, diz diretor financeiro

23 jan 2026 - 13h59
Compartilhar
Exibir comentários

A Lenovo busca parcerias com diversos grandes modelos de linguagem (LLMs) ao redor do mundo para potencializar seus dispositivos, com o objetivo de se consolidar como uma empresa global no setor de IA, disse o diretor financeiro ‌da companhia.

A Lenovo, maior fabricante de computadores pessoais do mundo, planeja equipar sua ampla gama de produtos — ‌de PCs a smartphones e wearables — com tecnologia de IA. No início deste mês, a empresa apresentou o Qira, um sistema de inteligência integrado que funciona em diversos dispositivos e se integra com parceiros de LLM.

"Somos a única empresa, além da Apple, com participação de mercado significativa tanto ‍em PCs quanto em dispositivos móveis, e nos ecossistemas abertos do Android e do Windows", disse Winston Cheng, diretor financeiro da Lenovo, à Reuters à margem do Fórum Econômico Mundial em Davos.

Ao contrário da Apple, que atualmente trabalha apenas com a OpenAI e ‌o Google Gemini , a Lenovo pretende fechar acordos com muitos outros desenvolvedores ‌de LLM, afirmou ele.

Entre os potenciais parceiros estão a Humain, na Arábia Saudita, a Mistral AI, na Europa, e a Alibaba e a DeepSeek, na China, de acordo com Cheng.

"Estamos adotando uma abordagem de orquestração", disse ele. "Não estamos fazendo nosso próprio LLM. Estamos realmente fazendo uma parceria porque existem regulamentações em todo o mundo", disse Cheng, um ex-banqueiro de investimentos em tecnologia que ingressou na Lenovo em 2024 e se tornou diretor financeiro em abril de 2025.

Questionado sobre o aumento dos preços dos chips de memória, que tem afetado as perspectivas dos fabricantes de eletrônicos de consumo em todo o mundo, Cheng disse que os custos estavam subindo e que a empresa planejava repassar esses aumentos aos clientes.

Ele também afirmou que via uma bolha de IA tanto na avaliação de ações privadas quanto públicas, e que o mercado deveria analisar atentamente os custos operacionais, além dos investimentos de capital.

A empresa de tecnologia, que também fabrica servidores, anunciou em janeiro uma parceria com a Nvidia, líder americana em chips de IA, para ajudar os ‌provedores de nuvem de IA a colocar rapidamente centros de dados em operação, por meio de uma infraestrutura de IA híbrida com resfriamento líquido.

Cheng disse à Reuters que as duas empresas se concentrariam na "implantação global" da capacidade e na fabricação local, podendo considerar lançamentos na Ásia ou no Oriente Médio.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade