Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Há 10 anos, a ex-esposa de Elon Musk revelou um dos maiores trunfos do bilionário: saber usar esta palavra na hora certa

CEO da Tesla tem uma técnica bem particular, mas muito simples, que usa em todos os seus negócios

23 jan 2026 - 14h43
(atualizado às 15h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Justine Musk, escritora e ex-esposa do magnata da tecnologia Elon Musk, compartilhou há alguns anos insights valiosos sobre a filosofia pessoal que guiou um dos empreendedores mais ambiciosos da nossa época. Como mãe de seis dos 11 filhos do bilionário e por ter dividido anos de sua vida com ele, a escritora ofereceu um ponto de vista único sobre o homem por trás de Tesla, SpaceX e Neuralink. Durante uma palestra no TEDx em 2014, ela destacou uma lição-chave observada ao longo do casamento — uma lição não apenas sobre ambição, mas também sobre limites e foco.

"Fui casada, fui casada com um homem que teve muito sucesso. E, ao vê-lo crescer, notei duas coisas. Ele trabalhava muito duro, muito mais do que a média. E ele dizia não com frequência."

Em sua fala, Justine Musk ressaltou como a capacidade de seu ex-marido de dizer não teve um papel determinante em seu sucesso. "Ele dizia não às pessoas que queriam seu tempo, sua atenção e sua energia. Ele dizia não de uma forma que protegia seus recursos, para poder canalizá-los para seus próprios objetivos. E eu entendi que, por trás de cada não, existe um 'sim' mais profundo ao que você realmente quer", afirmou. Essa percepção transformou a escritora, mudando sua compreensão sobre limites, prioridades e autoestima. "O seu 'sim' profundo é o seu direito de sonhar", acrescentou.

A arte de dizer "não"

A autora de seis livros destaca que a capacidade de dizer não é uma habilidade adquirida muito cedo na vida. Em 2014, ela já observava ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Demitir um trabalhador porque uma IA "faz o seu trabalho" parece tentador, mas China quer tornar isso inapropriado

"Não paramos de receber ofertas". A Williams cresceu tanto na F1 que todos querem comprá-la, embora não esteja à venda

No passado, campos minados eram só campos, mas na Ucrânia transformaram-se em rios graças a enxames de drones

Ele participou da montagem dos primeiros Fuscas no Brasil e acabou demitido após denunciar corrupção na Volkswagen

"Que diabos é isso?": guerra na Ucrânia entrou em sua fase mais insana, transformando drones em "Uber" de combate

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade