iOS trocou de nome; entenda porque a Apple fez mudança no sistema do iPhone
Sistema pula do iOS 18 direto para o iOS 26; mudança também vale para iPadOS, macOS, watchOS e outros
Durante a WWDC 2025, a Apple oficializou uma mudança significativa em como batiza seus sistemas operacionais. A partir de agora, as versões passarão a seguir os dois últimos dígitos do ano em que serão amplamente utilizadas. Por isso, o antigo iOS 18 será sucedido diretamente pelo iOS 26, mesmo que o lançamento ocorra ainda em 2025 — ou seja, o suposto iOS 19 não vai existir.
É uma mudança de paradigma. Desde o iOS 4, lançado em 2010, a companhia adotava uma numeração que indicava a geração do sistema — antes dele, a plataforma tinha o nome de iPhone OS, que existiu até o iPhone OS 3.
A nova convenção não se limita ao iPhone. Ela também foi aplicada a todos os outros sistemas da empresa: iPadOS, macOS, watchOS, tvOS e visionOS, que agora compartilham o mesmo número de versão. Antes da mudança, cada plataforma seguia uma numeração independente, refletindo datas diferentes de lançamento. O objetivo, segundo a Apple, é reforçar a integração entre plataformas, não só em termos de funcionalidades, mas também na identidade visual e no ciclo de atualizações.
O iOS 26 chegou nesta segunda em versão de testes para desenvolvedores e deverá ser disponibilizado para o público em geral junto com o novo iPhone, que tem lançamento tradicional em setembro. Isso tudo, claro, se a Apple não eliminar novamente antigas tradições.
A estratégia lembra o que outras empresas já fizeram, como a Microsoft com o Windows 95 ou fabricantes de carros que nomeiam seus modelos com o ano seguinte. Segundo a Apple, a medida evita confusão, especialmente entre usuários que possuem vários dispositivos do ecossistema. Assim, fica mais fácil saber se todos estão rodando a atualização mais atual.
Outro motivo por trás da mudança está no calendário. Assim como montadoras lançam seus carros com o ano seguinte estampado, a Apple optou por numerar seus sistemas com base no ano em que os usuários mais irão utilizá-los. Embora o iOS 26 tenha sido anunciado agora, em junho de 2025, seu lançamento oficial ocorrerá só em meados de setembro — e a maior parte do tempo de uso será em 2026.
No caso do macOS, a empresa também anunciou o novo codinome da plataforma: Tahoe, uma referência ao lago entre Califórnia e Nevada. Já o iPhone mantém sua própria contagem, e os rumores apontam para o lançamento do iPhone 17 em setembro, sem saltos numéricos, ao contrário do que ocorreu com os sistemas.
A grande estrela da nova geração é o design reformulado, apresentado como uma linguagem visual comum para todos os dispositivos Apple. Chamado de Liquid Glass, o novo estilo promete uma experiência mais fluida, expressiva e unificada entre iPhones, iPads, Macs e Apple Watches, mantendo ao mesmo tempo as características específicas de cada aparelho.