Inteligência artificial cria chuteiras inspiradas em filmes e séries
Os modelos das chuteiras, desenvolvidos por IA, foram ideia do designer Paul Parsons, que costuma compartilhar as imagens no Instagram
Um dos softwares de inteligência artificial (IA) mais populares, o Midjourney, serviu de base para um projeto de releitura de chuteiras da Puma inspiradas em grandes sucessos do cinema, como Harry Potter, Jurassic Park e Senhor dos Anéis.
Os modelos criativos das chuteiras, desenvolvidos por IA, foram ideia do designer Paul Parsons, que costuma compartilhar as imagens geradas em seu Instagram. Parsons descreve como devem ser as imagens em texto e insere as cores e elementos de cada filme.
Enquanto a chuteira em homenagem a Harry Potter foca em tons de vermelho-escuro e dourado, a do Jurassic Park possui as cores verde, amarelo e vermelho. Outros filmes homenageados são O Poderoso Chefão, Indiana Jones e Avatar.
Séries também entram na onda, como Game of Thrones, da HBO, que, com oito temporadas, foi o programa de televisão mais popular do mundo. Além dela, Stranger Things, da Netflix, The Crown, Breaking Bad, Rick and Morty e outras são tema das imagens.
Heróis também foram contemplados: The Flash, Aquaman, Batman, Mulher Maravilha, Coringa, Super-Homem, entre outros. Veja:
Algumas pessoas estão insatisfeitas com a possibilidade de outras ganharem dinheiro com artes geradas por IA. Por enquanto, não existe lei para isso. Recentemente, o designer Ammaar Reshi faturou vendendo um livro infantil escrito e ilustrado pelo ChatGPT, e acabou sendo acusado por plágio, já que os modelos do software se baseiam em criações humanas.
Como ainda não existem regras fechadas sobre os usos desses sistemas de aprendizado de máquina, hoje eles podem ser usados para quase tudo. Isso também dificulta questões jurídicas, e cada caso deve ser julgado de forma independente.